14/04/2018 às 16h54min - Atualizada em 14/04/2018 às 16h54min

72% dos eleitores não compareceriam espontaneamente para votar se não fosse obrigatório

Por outro lado, há quem acredite que a realidade é diferente, pois as eleições são a forma, que a sociedade tem ao seu alcance para excluir os maus políticos.

Luiz Otávio Meneghite
Com a atual crise política que os brasileiros estão presenciando, com denúncias todos os dias sobre o envolvimento de políticos em falcatruas, corrupção, suborno e muito mais crimes, tornou-se muito comum ouvirmos eleitores dizerem que todos os políticos são iguais e que se o voto não fosse obrigatório, não compareceriam às urnas para votar.

Quase todos os dias ouvimos as pessoas dizerem que não existem políticos honestos. Para a grande maioria, o que deveria ser regra (político confiável) passou a ser exceção, o que está ficando cada vez mais raro.

Nomes antes admirados, hoje são execrados publicamente principalmente com o advento da internet através das redes sociais, onde as pessoas não medemas palavras e se mostram agressivas de tal forma que parece na verdade um desabafo, uma vingança.

Por outro lado, há quem acredite que a realidade é diferente, pois as eleições são a forma, que a sociedade tem ao seu alcancepara excluir os maus políticos, votando em nomes que não estejam ou já estiveram envolvidos com coisas erradas.

Há quem acredite queos votos possibilitam a escolha de representantes e governantes honestos e capacitados para mudar nossas cidades, nossos estados e nosso país.

As Eleições Gerais 2018, ocorrerão no dia 7 de outubro — em primeiro turno — e no dia 28 de outubro — nos casos de segundo turno. Os eleitores votarão para eleger presidente da República, governadores dos Estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

Pensando nisso, o jornal Leopoldinense resolveu disponibilizar aos seus leitores, que também são eleitores, a seguinte enquete:

Se não fosse obrigatório você compareceria espontaneamente para votar? O resultado pode ser visto no infográfico abaixo

 
 

 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »