26/04/2018 às 17h43min - Atualizada em 26/04/2018 às 17h43min

Blitz Educativa no trânsito é realizada no centro de Leopoldina

Alunos da rede pública de ensino e o Comando Educativo Intersetorial de Segurança no Trânsito distribuíram panfletos educativos sugerindo dicas aos motoristas que trafegavam por ali.

João Gabriel B. Meneghite
Não custa nada lembrar de pequenas atitudes que salvam vida. Esse foi o propósito da Blitz Educativa realizada na manhã desta quinta-feira, 26 de abril, nas proximidades do semáforo da Praça General Osório, trecho com intensa movimentação de veículos em Leopoldina.

Alunos da rede pública de ensino e representantes do Comando Educativo Intersetorial de Segurança no Trânsito participaram da ação, distribuindo panfletos educativos e sugerindo dicas aos motoristas que trafegavam por ali.

Os motoristas que não utilizavam o cinto de segurança não levaram broncas das crianças, mas foram alertados sobre os riscos de uma forma tão gentil que os objetivos quanto ao trabalho de conscientização surtiram efeitos.

Essa é uma de diversas contribuições para a comunidade que as escolas, em parceria com departamentos governamentais estaduais e municipais ligados às áreas de saúde, educação e segurança, além de empresas do setor privado, como as auto-escolas, deixaram para o setor.

Segundo o Diretor Educacional da Superintendência Regional de Ensino, Sidilucio Ribeiro Senra, neste ano serão desenvolvidas ações de conscientização dos alunos e comunidade em geral como pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e motoristas no sentido de prevenir acidentes.

Ele destacou que o mês de maio foi instituído pelas organizações - Road Safety 10 Coutntries, The World Bank, Organização Mundial da Saúde e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - para, mundialmente, ser o mês em que ações serão desenvolvidas de maneira mais sistemática, sobre a saúde no trânsito e, consequentemente, sobre a prevenção de acidentes, recebendo o título de “Maio Amarelo”.

No dia 15 de maio, durante todo o dia, no Cefet Leopoldina, será realizado o Seminário Regional Maio Amarelo – “Atenção pela Vida: Nós somos o trânsito”.  “Será um dia para refletirmos e discutirmos sobre o papel de cada instituição diante deste problema, pois, sabemos do grande número de pessoas que se acidentam, morrem ou ficam com algum tipo de sequela para o resto da vida, vítimas de acidentes de trânsito”, destacou Sidilúcio.

Quem organiza essas ações são membros do Comando Comando Educativo Intersetorial de Segurança no Trânsito, formado membros de instituições como GRS-Leopoldina, SMS-Leopoldina, SRE-Leopoldina, SME-Leopoldina, Corpo de Bombeiros e Autoescolas. O grupo de trabalho foi formado com o objetivo de lutar em prol da causa ‘Saúde no Trânsito’.

Wander Silveira, da Autoescola Progredir, comentou que a empresa está engajada no 'Projeto Maio Amarelo'. Ele considera que o respeito no trânsito é uma atitude que gera saúde, pois auxilia a redução dos acidentes que vitimizam centenas de pessoas anualmente.





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »