08/05/2018 às 08h38min - Atualizada em 08/05/2018 às 08h38min

Campanha de Prevenção contra Incêndios será tratada em audiência na Câmara Municipal

Lançamento da Campanha foi feito no sábado, 05 de maio, com o objetivo de conscientizar a população rural e urbana da necessidade de se evitar queimadas.

Todos os anos Leopoldina sofre com queimadas (Foto: Luciano Baía Meneghite-14/09/2014)
A temporada de chuvas chegou ao final e já teve início o período de seca. Esse é o tempo ideal para fazer as podas das plantas e árvores, as roçadas de pastagens e as limpezas de lotes urbanos. 
 
É nesse tempo que algumas pessoas desavisadas teimam em fazer o uso de fogo para eliminar os resíduos das podas, roçadas e limpezas de lotes urbanos, mesmo sendo essa uma prática agrícola não recomendada, que pode, se sair do controle, levar ao incêndio florestal, com sérios prejuízos para os agricultores e para a natureza, além de ser considerado um crime ambiental, ficando o autor sujeito às sanções de multa pela infração à legislação florestal e até mesmo à pena de reclusão.
 
O município de Leopoldina, infelizmente, tem se destacado pelo número expressivo de queimadas de lotes urbanos e incêndios florestais. 
 
Pensando em reverter essa situação o IEF, a SRE, a PMMAMB, CBM, ONG MINASVIDA integrantes da CIEA/ Leopoldina (Comissão Intermunicipal de Educação Ambiental) lançaram no sábado, dia 05 de maio, a Campanha de Prevenção de Incêndios Florestais que tem por objetivo conscientizar a população rural e urbana da necessidade de evitar -se as queimadas, que tantos prejuízos vem trazendo à natureza.


 
A Campanha foi lançada no sábado, 5 de maio em Leopoldina

A campanha será estendida até outubro de 2018 com várias ações junto à comunidade. Uma delas acontece nesta quarta-feira, 09 de maio, às 19:00 horas, no Salão Nobre Antônio Sérgio Lima Freire – Serginho do Rock – da Câmara Municipal de Leopoldina, quando o Polo Leopoldina do CIEA ZM MG-Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata de Minas Gerais promove audiência pública onde será tratada a Campanha de Prevenção contra Incêndios no Âmbito Municipal.
 
A organização do  evento tem a participação da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata de Minas Gerais, da Prefeitura Municipal de Leopoldina, do Instituto Estadual de Florestas, do Minas Vida, da Polícia Militar de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
 
Fontes> Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina e Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »