09/05/2018 às 21h25min - Atualizada em 09/05/2018 às 21h25min

Agricultura Familiar de Leopoldina passa a contar com dois tratores via Prefeitura

Além de um Kit de Patrulha Mecanizada para ser utilizado em benefício da Agricultura Familiar no Município, Feira Livre ganha barracas novas.

João Gabriel B. Meneghite
A Prefeitura de Leopoldina fez a entrega na manhã desta quarta-feira, 09 de maio, na Praça João XXIII, no centro da cidade, de 10 barracas novas para a Feira Livre da Agricultura Familiar. As atuais barracas foram desgastadas pelo tempo e sua substituição já havia sido pedida tanto pela Prefeitura, quanto pela Emater de Leopoldina ao Governo do Estado.

Esteve presente na cerimônia o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Amarildo José Brumano Kalil, que fez a entrega de um Kit de Patrulha Mecanizada para ser utilizado no estímulo e fortalecimento da Agricultura Familiar no Município de Leopoldina. Avaliado em R$ 98 mil, o kit é composto por um trator de rodas, carreta com capacidade para 4 toneladas e grade aradora.

O Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alfredo Mendes do Vale, revelou que Leopoldina contava apenas com um trator e uma grade aradora para atender a demanda dos pequenos produtores em diversas regiões do município. "Agora vamos intensificar o nosso trabalho", afirmou.

Ele agradeceu toda equipe da Secretaria de Estado da Agricultura e a Pedro Leitão, antigo secretário de Estado - que deixou o cargo para concorrer a uma vaga de Deputado Federal. "Nem marcávamos audiência com ele, éramos sempre atendidos quando estávamos em Belo Horizonte", elogiou Alfredinho, que também fez questão de ressaltar a qualidade dos produtos da Feira do Produtor.

O Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Amarildo José Brumano Kalil (foto) falou sobre as dificuldades em atender os 853 municípios mineiros, tendo em vista a pouca disponibilidade de recursos. Ele frisou que apesar disso, a Secretaria de Agricultura está presente nos municípios prestando serviços através das entidades como EMATER, EPAMIG e IMA. Disse ainda que os equipamentos têm a finalidade de apoiar a Agricultura Familiar. "Minas tem 853 municípios, não é tão simples fazer toda essa gestão. Se o município não tem um prefeito que não leva essa necessidade para nós, as vezes não conseguimos identificar", comentou.

O prefeito de Leopoldina José Roberto de Oliveira disse em seu discurso que sempre pediu atenção especial aos pequenos produtores. Ele considera que eles são a mola mestra do Brasil. "Os grandes produtores geralmente chegam aos Ministérios e não sabem como vivem os que estão nos pequenos municípios", explicou.

O Chefe do Executivo agradeceu ao antigo Secretário Estadual de Agricultura, Pedro Leitão, que esteve à frente dos trâmites à época que contemplou o município com o Kit Patrulha Mecanizada. Oliveira mencionou outra conquista para o município que foi o crescimento na produção de alevinos de tilápia na Fazenda Experimental da Epamig, que mantém um moderno Centro de Referência em Piscicultura Ornamental de Água Doce.
José Roberto de Oliveira

Luciano Sampaio Cosine tem uma barraca na Feira do Produtor onde vende defumados e embutidos. Sua produção é feita no Distrito de Tebas e toda semana ele traz os seus produtos para vender na cidade. O seu desejo é ter uma pequena fábrica, no entanto, demonstra-se cauteloso para investir num cenário político-econômico que o país vive. Ele comentou que as novas barracas são importantes e necessárias para fomentar o negócio local, pois a cidade tem uma vocação para a agricultura. "É um conforto para a gente que trabalha e para os clientes. Acho que qualquer iniciativa para o produtor rural é bem-vinda, é uma ajuda que tem que ser ampliada, contemplando mais pessoas para que venham para a feira", comentou.

Ana Cláudia Moreira é de Carangola, região cuja economia é forte na produção do café. É estudante do Cefet e quando veio para Leopoldina teve dificuldades de encontrar um trabalho. A jovem percebeu que na feirinha do produtor não era vendido café e enxergou uma oportunidade para vender o produto fabricado na roça, fazendo uma parceria com uma feirante. Ela elogiou a iniciativa de contemplar os produtores com novas barracas e também falou sobre a receptividade da população leopoldinense, que gostou do produto.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Leopoldina Valter Carlos Gonçalves de Matos disse em seu discurso que muitos prefeitos no Brasil, estão reclamando com razão do atual cenário econômico. Ele frisou que em Leopoldina o Governo Municipal optou por trabalhar muito para superar a crise, sendo uma cidade referência para Minas e Brasil. Matos citou que estão sendo investidos mais de dezesseis milhões de reais com as obras do esgotamento sanitário, além de evidenciar as recentes conquistas como a Lojas Americanas e inauguração da Sala Mineira do Empreendedor. O secretário também divulgou que a cidade vai ganhar uma nova confecção, gerando cerca de 60 empregos.
Gilberto, Cimar, 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »