05/06/2018 às 11h14min - Atualizada em 05/06/2018 às 11h14min

Prefeitura promoveu intensa ação comunitária nos bairros da cidade através de sua Secretaria de Assistência Social

 Kalon Moraes-Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Leopoldina através dos Serviços da Proteção Social Básica – CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, realizou  durante o mês de maio uma intensa Ação Comunitária nos bairros referenciados aos CRAS – Quinta Residência, Alto do Cemitério e Bela Vista.

A Ação Comunitária foi referente a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e mobilizou os bairros Caiçaras, Popular, Limoeiro, Santa Cruz, Alto do Cemitério, Bela Vista e São Cristovão. 

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade e identificação com a causa.

 A equipe multidisciplinar dos CRAS composta por Assistentes Sociais e Psicólogas(os), realizaram rodas de conversas com utilização de material interativo multimídia  Com  o   objetivo de chamar a sociedade e as famílias em si,  para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. Como também convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data  18 de maio e especialmente o mês de maio vem reafirmar a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

 Equipamentos Sociais no Município de Leopoldina

No município de Leopoldina as pessoas podem  procurar os Centros de Referências de Assistência Social – CRAS, que estão localizados nos Bairros Bela Vista, Quinta-Residência e Alto do Cemitério, como também o Centro de  Referência Especializado de Assistência Social que está localizado na Rua Lindolfo Pinheiro, B. Do Rosário, e o Conselho Tutelar localizado a Praça Senador Botelho, 55. Esses locais estão compostos por uma equipe multidisciplinar, aptos  a atender as famílias que  buscam ajuda.
 
O     “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: [email protected].


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »