13/06/2018 às 09h44min - Atualizada em 13/06/2018 às 09h44min

Secretário de Agricultura ouve questionamentos dos Vereadores

Alfredo Mendes do Vale explicou os critérios para execução de serviços de aração de terra nas propriedades rurais e respondeu a questionamentos dos vereadores.

O Secretário Municipal de Agricultura, Alfredo Mendes do Vale
Em conformidade com o requerimento nº 22/2018, de autoria do vereador Dr. José Ferraz Rodrigues, esteve participando da reunião ordinária realizada no dia 5 de junho, Alfredo Mendes do Vale, atual Secretário Municipal de Agricultura que foi convidado para explanar sobre os critérios para execução de serviços de aração de terra nas propriedades rurais do município.

Inicialmente, o autor do requerimento justificou a formulação do convite ao secretário e perguntou sobre os critérios que estão sendo adotados para a distribuição de horas de serviços de máquinas para os proprietários rurais.

Alfredo Mendes do Vale apresentou uma relação dos proprietários rurais que foram atendidos com o projeto de mecanização agrícola, sendo que vários deles foram beneficiados por mais de uma vez. O secretário explicou que não há limitação de horas, pois são pequenos produtores e o volume de serviço não é grande em cada propriedade. Ele informou que todos os proprietários que procuraram a secretaria foram atendidos com o serviço de aração.

José Ferraz Rodrigues sugeriu que fosse feita a discriminação com o nome do proprietário beneficiado, o número de horas de serviço em cada propriedade, a que associação o proprietário faz parte, controle com  assinatura do produtor rural e do tratorista. Ele defendeu que fosse adotado um critério mais rigoroso, por se tratar de um serviço público.

Alfredo Mendes do Vale elogiou os pequenos proprietários rurais e enfatizou que eles merecem todo o respeito. Ele também elogiou os funcionários do setor de agricultura e frisou que acompanha diariamente os serviços executados pelas máquinas.

Em seguida, os vereadores fizeram questionamentos diversos. Jacques Villela perguntou se o Conselho de Desenvolvimento Rural participa da seleção dos proprietários que serão beneficiados com os serviços da máquina. Alfredo Mendes respondeu que os proprietários rurais procuram o Conselho e a Emater e são encaminhados à Secretaria. Ele acrescentou que a Lei Orgânica permite que sejam atendidos todos os proprietários rurais, mesmo aqueles que possuem tratores.

Questionado se a prefeitura empresta implementos dos tratores, Alfredo Mendes do Vale disse que os implementos eram emprestados e, desde que assumiu a secretaria, não houve mais empréstimos. O secretário aproveitou para informar a situação de pontes no município, anunciando que algumas já estão no cronograma de execução da Prefeitura.

Valdilúcio Malaquias perguntou se o proprietário tem alguma despesa com o serviço de aração, como, por exemplo, o gasto de óleo. O secretário respondeu que toda a despesa é de responsabilidade da Prefeitura. O vereador disse que percebeu uma certa injustiça com os pequenos produtores, pois constam da lista nomes de grandes proprietários rurais que não precisam receber tal benefício. Alfredo Mendes disse que consultou o setor jurídico da prefeitura e foi alertado de que não pode haver discriminação com esses grandes proprietários. Ele acrescentou que a quantidade de serviço para eles é muito pequena, que não compensa fazer uma lei para retirá-los do benefício.

Flávio Lima Neto questionou o secretário sobre a situação da ponte da Fazenda Santa Paula e ouviu como resposta que o município receberá da Secretaria de Estado de Agricultura 21 mata-burros e 3 conjuntos de vigas, sendo que um desses conjuntos será direcionado para a ponte citada. O parlamentar perguntou se há previsão de serviços na estrada que liga Abaíba aPirapetinga. O Secretário disse acreditar que, na próxima semana, deve realizar serviços naquela região e também na comunidade de São Lourenço.

Sebastião Geraldo Valentim perguntou sobre a ponte do bairro Fortaleza e ouviu como resposta que já foi reformado o acesso entre Três Cruzes e Fortaleza. O secretário disse que, além da reforma da ponte existente no bairro Fortaleza, será construída uma segunda ponte para facilitar o acesso.

José Augusto Cabral perguntou qual é a sistemática adotada pela Secretaria na manutenção das estradas, se há um cronograma. Ele também questionou sobre a estrada da Comunidade da Grama em Tebas e a ponte nas proximidades da AABB.

O secretário comentou que acompanha os trechos que estão em pior situação e que recebe orientações também da Secretaria de Educação em virtude das rotas do transporte escolar. Sobre a estrada da Comunidade da Grama, ele informou que as máquinas chegarão ao local ainda nesta semana. Em relação à ponte, o secretário comentou que já foi feito orçamento e está aguardando a chegada dos pranchões para resolver o problema. Ele acrescentou que já foram reformadas 120 pontes e faltam poucas para serem reformadas.

Waldair Barbosa Costa reforçou o pedido para a estrada da Comunidade da Grama e pediu atenção para as pontes localizadas no distrito de Tebas e também para a manutenção das estradas rurais.

Ivan Nogueira fez questão de enaltecer a presença do Secretário na Câmara e o cumprimentou por ter resolvido o problema de aração nas propriedades rurais. Disse que é um serviço de alta relevância e muito bem avaliado pela cidade. O vereador reclamou do problema de água na região dos Quadros, salientando que não é um problema da atual administração e que vem ocorrendo há muitos anos. Alfredo Mendes do Vale disse que foi determinada pelo Prefeito a execução desse serviço e será concluído assim que ligar a energia elétrica.

Rogério Campos Machado dirigiu palavras de agradecimento ao Secretário em virtude da quantidade de proprietários rurais que já foram atendidos pela Secretaria de Agricultura. Ele elogiou a melhoria da estrada de providência e sugeriu que seja feito o ensaibramento até o final do ano.

Hélio Braga lembrou os problemas que o país enfrenta neste momento e comentou sobre as dificuldades para ensaibrar as estradas do município. Ele comentou que passou pela estrada da estiva e constatou o bom estado de conservação. O vereador cumprimentou o secretário pelo bom trabalho que está realizando.

Elvécio de Souza Barbosa reforçou o pedido em relação à ponte do bairro Fortaleza e à estrada de Providência. Ele reconheceu o bom trabalho realizado e parabenizou o Secretário.

Jurandy Fófano Vieira perguntou se haverá concursos leiteiros nos distritos. Alfredo Mendes do Vale respondeu que já conversou com o Prefeito e informou que vai tentar promover esses eventos.

Kélvia Raquel cumprimentou o secretário pelo trabalho que está sendo desenvolvido, principalmente pelo montante de pontes que foram reformadas ou construídas. Ela afirmou que a Secretaria não deve se basear apenas na manutenção das estradas, mas reconheceu que essa é a principal demanda dos produtores rurais, ou seja, ter o acesso facilitado. Ela solicitou que sejam desenvolvidas políticas públicas para atender os produtores da agricultura familiar, fornecendo mais apoio para que a merenda escolar seja inteiramente adquirida junto ao município.

Concluindo, Alfredo Mendes do Vale valorizou a oportunidade de comparecer à Câmara para prestar informações sobre os trabalhos executados pela Secretaria de Agricultura. Ele agradeceu os elogios, reconheceu as dificuldades para realizar os serviços, mas frisou que é muito gratificante conviver com os produtores rurais.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »