17/06/2018 às 18h32min - Atualizada em 17/06/2018 às 18h32min

Cooperativa Leste promove pela primeira vez Desfile de Carros de Bois em Leopoldina

Cortejo sairá da Pracinha do Ginásio pelas ruas do centro em direção ao Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, na abertura da 82ª Expoleo no dia 8 de julho.

Desfile de carros de bois na zona rural de Leopoldina
Enviado por Kalon Moraes
 
Nas comemorações dos 82 anos da tradicional Exposição Agropecuária de Leopoldina, os Carros de Bois serão a grande novidade para sua abertura. O desfile que está marcado para manhã de domingo 8 de julho, a partir das 09:00 horas, terá sua concentração na Pracinha do Ginásio, de onde sairão em desfile pela Rua Barão de Cotegipe, em direção ao Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis - Zequinha Reis.
 
O Carro de Bois é um dos mais primitivos e simples meio de transporte ainda em uso no meio rural de algumas regiões do país. Foi o principal meio de transporte de cargas nos tempos da colonização, sendo responsável direto por manter em desenvolvimento a indústria açucareira. Além de transportar a cana -de-açúcar da roça para o engenho, eram também os responsáveis, por transportar o açúcar dos engenhos às cidades.
 
Segundo um dos organizadores do evento Edimilson Macedo, os candeeiros e seus carros de bois, sairão em direção à sede da COOPLESTE, acompanhados pela Banda Musical Princesa Leopoldina.
 
"Convidamos a BMPL a pedido do nosso presidente Pedro Augusto e foi muito bem aceito pelos candeeiros. Por ser a primeira vez, nós estamos esperando entre 15 a 20 carros de bois, apesar de ter convidado mais participantes do nosso município e de regiões vizinhas como, Recreio, Conceição, Angaturama, entre outros. A nossa expectativa é que a população leopoldinense venha para rua participar e prestigiar esses valorosos produtores rurais, que lutam para manter viva essa bonita tradição do carro de boi", destacou o diretor da Coopleste Edimilson Macedo.
 
O desfile festivo faz parte do quadro de inovações que a diretoria da Coopleste, sob a liderança do presidente Pedro Augusto Junqueira Ferraz, pretende promover pelos 82 anos da Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina.
 
“Os carros de bois, eram considerados no século XVII até parte do século XX, como um dos principais meios de transporte de cargas e pessoas. Hoje são amparados de forma cultural, uma vez, que é a partir da cultura do meio rural, que eles ganham repercussão. E é nesse contexto cultural, que a presença do desfile de Carros de Bois, está cada vez mais frequente em festas tradicionais como a nossa Exposição", relatou o presidente Pedro Augusto. 
     
O desfile sairá da Pracinha do Ginásio em direção a Exposição e além da Banda Musical Princesa Leopoldina, três amazonas montadas em belos cavalos Mangalarga Marchador, estarão à frente da comitiva de candeeiros, carregando as bandeiras do Brasil, do estado de Minas Gerais e do município de Leopoldina.
 
A direção da Coopleste conclama a Comunidade Leopoldinense para que participe e prestigie esses valorosos candeeiros, que com muito esforço e entusiasmo, mantém viva essa cultura em nossa região.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »