21/06/2018 às 14h16min - Atualizada em 21/06/2018 às 14h16min

Secretaria de Educação implanta salas de recursos multifuncionais em escolas municipais

O público alvo são alunos com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.

A Secretária de Educação reuniu-se com os pais de alunos no Centro Cultural
Neste mês de junho a Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina implantou duas salas de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado – AEE, que estão funcionando nas escolas municipais: Botelho Reis e Judith Lintz Guedes Machado em dois turnos, na parte da manhã e à tarde.
 
Foram nomeadas quatro professoras, através de concurso público específico para AEE. As profissionais têm especialização e experiência em educação especial e educação inclusiva.
 
Foram selecionados 45 alunos para o início deste atendimento de AEE, mas ainda podem ser incluídos mais alunos. De acordo com a legislação vigente, considera-se público-alvo da educação especial os alunos com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.
 
Caracteriza-se como um Atendimento Educacional Especializado - AEE aquele que visa à complementação do atendimento educacional comum, no contra turno de escolarização.
Nesse atendimento, abordam-se questões pedagógicas que são diferentes das oferecidas em escolas comuns e que são necessárias para melhor atender às especificidades desses alunos.
 
As atividades da sala de recursos não podem ser confundidas com uma mera aula de reforço, com o atendimento clínico, tampouco, com um espaço de socialização. Os alunos podem ser atendidos individualmente ou em pequenos grupos, com horário marcado por um período de 50 minutos a 2 horas. Não é atendimento clínico, é pedagógico.
 
No dia 13 de junho de 2018 foi realizada na sede da SME reunião com as professoras de AEE e as Especialistas em Educação Básica da rede municipal onde foram repassadas as orientações básicas sobre o AEE. A Especialista em Educação Básica Karla Fernanda Abritta da Costa foi responsável por esta reunião.
 
No dia 14 de junho de 2018 a Secretária Municipal de Educação Regina Lucia Barbosa Britto de Oliveira realizou uma reunião no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira com os pais e responsáveis dos alunos selecionados para esclarecer como se realiza o trabalho de AEE e envolver as famílias o que é fundamental para o sucesso dos alunos. Os pais dos alunos saíram da reunião agradecidos por mais esta conquista do município de Leopoldina.
 
Fonte> Iago G. Xavier/Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »