25/06/2018 às 08h42min - Atualizada em 25/06/2018 às 08h42min

51% dos leitores têm dúvidas sobre o anonimato para utilizar o Disque Denúncia 181

26% manifestaram que não teriam coragem em utilizar o serviço e apenas 23% disseram ter coragem em utilizar o Disque Denúncia.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
Imagem meramente iustrativa
Recentemente, um telefonema recebido na redação do jornal Leopoldinense revelou o receio que algumas pessoas têm em prestar queixa à polícia quando são vítimas de delitos como roubos, por exemplo. O interlocutor, desta feita, comentou sobre o furto ocorrido na casa de um vizinho de onde o ladrão levou o que pode carregar. No diálogo com o editor, ele narrou as várias vezes em que ele próprio recebeu visitas dos amigos do alheio e dos aborrecimentos que vieram em seguida ao registrar as ocorrências e as idas e vindas à delegacia de polícia para as chamadas ‘providências de praxe’.

Segundo o leitor, ele passou a ser molestado pelo infrator com ameaças durante um bom tempo. De lá para cá, ele tomou a atitude de omitir as invasões ao seu domicílio com medo de sofrer retaliações. Comentei com o leitor sobre a existência do Disque Denúncia 181 e ele se mostrou reticente quanto ao serviço deixando entender que não confiava na oferta de anonimato.

Ao apresentarmos a enquete ora sob análise, enfatizamos que é público e notório que as polícias de uma maneira geral têm dificuldades para solucionar crimes. O simples fato do Disque Denúncia ter sido institucionalizado comprova isso. Ou seja: se não houver uma denúncia popular ficará mais difícil elucidar um crime.
Além da ocorrência de crimes ter se banalizado em nosso cotidiano, a cada dia está mais difícil para a polícia investigar, identificar e prender os suspeitos. Mas a grande questão é: o que você, cidadão de bem, pode fazer para auxiliar a polícia a repreender o crime, de forma preventiva e combativa?

O Disque Denúncia Unificado – DDU é um serviço que o Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Defesa Social, disponibiliza aos cidadãos mineiros, em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros e em parceria com o Instituto Minas Pela Paz.

O Disque Denúncia consiste em uma central única de recepção, processamento e resposta de denúncias anônimas de crimes e sinistros, que funciona através do tridígito 181, mantendo o anonimato do denunciante. O DDU tem como principais benefícios esperados melhorar a comunicação entre Estado e sociedade, além de recolher e analisar informações que auxiliem na elucidação de ocorrências e na prevenção de delitos.

O Disque Denúncia garante o sigilo absoluto do denunciante, que pode delatar todos os tipos criminosos, assim como policiais corruptos. Sempre que souber de alguma prática criminosa, ou suspeitar que ela ocorra, ligue para o Disque Denúncia no Telefone 181. Podemos continuar a nos queixar e reclamar da violência, mas também podemos auxiliar as autoridades a solucionarem os crimes e buscarmos assim viver em uma sociedade melhor. A escolha é sua.

A enquete promovida pelo jornal Leopoldinense pretendeu saber como pensa o leitor respondendo a seguinte pergunta: Você teria coragem de utilizar o Disque denúncia 181?

O resultado pode ser visto no infográfico abaixo:


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »