03/07/2018 às 08h28min - Atualizada em 03/07/2018 às 08h28min

Lina chega aos 103 anos com uma vitalidade impressionante

A leopoldinense foi criada na região da Samambaia, zona rural do município de Leopoldina, onde trabalhou com os seus oito irmãos numa fazenda.

João Gabriel B. Meneghite
Dona de um lindo sorriso e uma simpatia de deixar qualquer um encantado, dona Lina Machado Paiva completou 103 anos de vida no dia 13 de junho de 2018.  A leopoldinense foi criada na região da Samambaia, zona rural do município de Leopoldina, onde trabalhou com os seus oito irmãos numa fazenda que produzia cachaça. Lá, ela cultivava a cana de açúcar, tirava o bagaço do engenho e ajudava na lavoura.

Com os seus 36 anos de idade, casou com ex-combatente da Segunda Guerra Mundial Walter de Paiva Brito, na Igreja de Santo Antônio, do Distrito de Tebas. Posteriormente, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde viveu por quarenta anos com a família. Nunca esqueceu de sua pequena Leopoldina, em especial a região da Samambaia. Visitava a sua terra periodicamente e há dezoito anos decidiu retornar definitivamente.

Mãe de quatro filhos e avó de dois netos, dona Lina tem uma vitalidade impressionante. “Só conheci médico quando os meus filhos nasceram”, brincou. Anda pela casa, assiste a missa na televisão e gosta de recordar os momentos marcantes de sua vida, narrando com detalhes suas histórias.

Há dezoito anos vive em Leopoldina. Após o falecimento do seu marido, mora com a sua filha, a psicóloga Maria Lúcia Machado de Paiva Brito. “O segredo da longevidade de mamãe está em três fatores: o cuidado com a alimentação, as atividades físicas e a felicidade, pois sempre fomos uma família muito festiva”, comentou.

No dia 23 de junho, Dona Lina recebeu familiares e amigos no Recanto do Lago. Eles vieram de longe para comemorar os seus 103 anos. Em seu discurso, Dona Lina já antecipou o convite a todos para o seu próximo aniversário.

Maria Lúcia Machado de Paiva Brito e sua mãe Lina Machado Paiva


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »