06/07/2018 às 17h32min - Atualizada em 06/07/2018 às 17h32min

Polivalente inaugura quadra poliesportiva coberta

Local é dotado de toda a infraestrutura como arquibancada, vestiários e servirá, além da pratica esportiva, para a realização de eventos culturais.

João Gabriel B. Meneghite
Ana Maria Ramos Barbosa, Antônio Otávio Cândido da Silva, Benedita do Rosário Alves Rezende, Sidilúcio Ribeiro Senra, Fernanda Fajardo e Margarida Salomão.
A Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho – Polivalente - inaugurou na manhã desta sexta-feira, 06 de julho, uma quadra poliesportiva com cobertura. A solenidade reuniu toda a comunidade escolar, representantes de instituições, servidores da escola e da Superintendência Regional de Ensino. Também esteve presente a Deputada Federal Margarida Salomão, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Após execução do Hino Nacional Brasileiro em continência à Bandeira Nacional, houve discursos da diretora Benedita do Rosário Alves Rezende, do Superintendente Regional de Ensino de Leopoldina Sidilúcio Ribeiro Senra e da parlamentar Margarida Salomão, seguidos de uma apresentação do Grupo Pérola Negra. Posteriormente, ocorreu o descerramento da placa inaugural.

Foram investidos R$443.878,67, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2, sendo responsável pela obra a Construtora Redentor. O espaço é dotado de infraestrutura para diversas práticas esportivas, contando ainda com arquibancada, vestiários e palco para a realização de eventos.

Criada em 1976, a escola foi construída pelo programa de Expansão e Melhoria do Ensino – PREMEM, do Governo Federal, mas passou a pertencer ao Estado de Minas Gerais para abrigar o ensino fundamental e, mais tarde, o ensino médio.

A unidade é referência de infraestrutura, com uma área de 29.983 metros quadrados, que pertenceu a uma antiga chácara que servia de abrigo a tropeiros e boiadeiros.
Vista parcial da imensa área pertencente ao Estado.
A Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho é conhecida como ‘Polivalente’, pelas múltiplas atividades que foram realizadas no passado, a exemplo dos cursos de padaria e corte e costura. “Queremos resgatar isso”, comentou o Diretor Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina Sidilúcio Ribeiro Senra, salientando que há uma demanda da direção da escola no sentido aproveitar a enorme área aberta existente para ser utilizada por cursos na área da agricultura, uma das principais atividades econômicas do município – que já conta com estrutura como a Fazenda Experimental da EPAMIG e serviços especializados da EMATER e IMA.

Senra elogiou a direção da escola, que encarou o desafio de ofertar cursos técnicos nas áreas de Administração, Recursos Humanos e Agente Comunitário de Saúde, com aproveitamento significativo e baixo índice de evasão escolar.

Sobre a quadra poliesportiva, explicou que houve um atraso na inauguração devido a uma outra obra que complementou o serviço, informando que a diretora reivindicou um alambrado no acesso ao espaço, considerando a segurança dos alunos, tendo em vista que a quadra se localiza abaixo do nível do terreno onde circulam as pessoas.

A Deputada Federal Margarida Salomão disse que a obra foi uma conquista junto ao Governo do Estado e com interveniência de recursos de emenda parlamentar. A educadora, que foi reitora da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, comentou que sabe o quanto é importante um espaço para práticas esportivas, além de ser útil para a realização de eventos culturais.

Ela mencionou a situação da UEMG que coabita com o ‘Polivalente’, dizendo que está trabalhando para que a universidade estadual tenha uma sede própria em Leopoldina. “Espero que no futuro possamos comemorar outros avanços, pois a educação é fundamental para que o Brasil tenha um desenvolvimento democrático e equilibrado”, finalizou.

A diretora da escola Benedita do Rosário Alves Rezende expressou muita alegria e disse ser um momento importante para a comunidade escolar. Ela comentou que as experiências humanas se transformam em memórias e lembranças que se fixam na história de uma pessoa. “Dentre as lembranças relevantes estão a da vida escolar, por isso, passamos a refletir o papel da escola para ser um lugar propício para a construção de memórias alegres e positivas. Na escola se cultiva as melhores experiências e daqui se leva as lições aprendidas de forma prazerosa”, considerou.

Zazaia, como é carinhosamente conhecida, frisou que a construção da quadra não foi apenas um sonho seu à frente da gestão da escola, mas coletiva, citando gestões anteriores. Ela fez questão de chamar os ex-diretores Ana Maria Ramos Barbosa e Antônio Otávio Cândido da Silva para o descerramento da placa inaugural. Também acompanharam este momento a vice-diretora Fernanda Fajardo, a Deputada Federal Margarida Salomão, o diretor educacional da SRE-Leopoldina Sidilúcio Ribeiro Senra e os servidores dessa repartição pública Ana Cristina Ramalho, Alex Leite Freitas e Maria Imaculada.


A deputada federal Margarida Salomão, a diretora do Polivalente Benedita do Rosário, o diretor educacional da SRE-Leopoldina Sidilúcio Senra e a vice-diretora da escola Fernanda Fajardo.

Alex Leite Freitas, Ana Cristina Ramalho, Ana Maria Ramos Barbosa, Benedita do Rosário Alves Rezende, Antônio Otávio Cândido da Silva, Sidilúcio Ribeiro Senra, Fernanda Fajardo, Margarida Salomão e Maria Imaculada.

Benedita do Rosário, Ana Maria, Antônio Otávio, Fernanda e Sidilúcio.

Execução do Hino Nacional Brasileiro feita pelo aluno 
Gleidson de Melo Costa

Apresentação do Grupo Pérola Negra



 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »