12/07/2018 às 07h49min - Atualizada em 12/07/2018 às 07h49min

Violeiros tocam clássicos da música caipira na Expoleo 2018

Participaram do evento artistas de Muriaé, Recreio, Cataguases, Leopoldina – além de representantes dos distritos de Tebas e Providência.

João Gabriel B. Meneghite
A moda de viola é considerada um dos gêneros mais tradicionais da música caipira, além de ser muito querida pelos brasileiros. Transmitem valores e mensagens que expressam a poesia em diferentes contextos sociais.

Os sons da viola com as vozes dos cantores, encantam os apaixonados pela música. É o tipo de atração que não poderia faltar na Exposições Agropecuária de Leopoldina, considerada uma das mais antiga do Brasil.

O FestViola completou quatro anos como uma atração que faz parte da extensa programação cultural da Expoleo 2018. Na noite desta quarta-feira, 11 de julho, doze duplas e trios se apresentaram no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis Filho, sendo que cada qual tocou de três a quatro músicas.

Segundo o coordenador Aristides Braz, participaram do evento artistas de Muriaé, Recreio, Cataguases, Leopoldina – além de representantes dos distritos de Tebas e Providência. Braz apresentou o evento ao lado de Sandriel Carlos e informou que o FestViola está em sua quarta edição.

Ele comentou que o município de Leopoldina merece ter um evento do gênero, pois um de seus distritos já sedia um evento de porte nacional. “Estamos conseguindo lançar novos nomes no mercado, existem leopoldinenses tocando e cantando em outras cidades”, informou.

Aristides ficou conhecido por idealizar os primeiros festivais de viola de Piacatuba, hoje, conhecido nacionalmente. Desde criança gostou de música sertaneja e para ter a ideia de criar o primeiro evento no distrito, se baseou no modelo da Festa do Arroz, da região da Braúna, zona rural de Leopoldina, onde aconteceu um festival sertanejo.

Ele explicou que estava em Piacatuba no bar do Celso, onde eram feitas rodas de bate-papo e moda de viola – daí surgiu a ideia de se criar um festival naquele distrito.
“Estou há 16 anos nessa estrada e agradeço a oportunidade de estar participando dessa festa. O FestViola veio para abrilhantar a exposição”, finalizou.

O coordenador do Festival de Viola da Expoleo Aristides Braz

Os apresentadores do evento Sandriel Carlos e Aristides Braz.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »