18/07/2018 às 18h50min - Atualizada em 18/07/2018 às 18h50min

40ª Exposição de Recreio será realizada de 26 a 29 de julho com entrada franca

Na programação diversas atrações musicais, feira de artesanato, concurso leiteiro, futebol solidário, concurso de Miss, competição de motociclismo e show de calouros.

Leonardo Ribeiro da Silva
Público da Exposição de Recreio em 2017
De 26 a 29 de julho acontece a grande festa da cidade de Recreio, a 40ª Exposição de Recreio, com diversas atrações musicais, feira de artesanato, concurso leiteiro, futebol solidário, concurso de Miss, competição de motociclismo e show de calouros entre outras atrações.
 
Um dos shows mais aguardados será de João Lucas e Marcelo, no sábado (28). A dupla sertaneja tem 8 anos na estrada com vários sucessos que embalam grandes eventos por todo o Brasil.
 
O tradicional concurso leiteiro começa na quarta-feira (25), às 20h, com a esgota dos animais. De quinta-feira (26) até sábado (28) serão duas ordenhas por dia: manhã, 8h, e noite, 20h.
 
A 40ª Exposição acontece no Pátio de Exposição Prefeito José Amaury Teixeira de Barros. A realização é da Prefeitura Municipal de Recreio, com apoio da Câmara Municipal de Recreio, Sindicato Rural de Recreio, EMATER/MG, Polícia Militar e Polícia Civil. A entrada é franca.
 
Confira a programação



26/07 – quinta-feira:
  • 20h – Abertura oficial;
  • 22h – Concurso MISS EXPOREC 2018;
  • 0h – Banda A La Carte;
  • Encerramento: DJ’s regionais.
 27/08 – sexta-feira:
  • 20:30h – Concurso show de calouros;
  • 23h – Júnior & Gustavo;
  • 1:30h – Banda Zen. 
28/07 – sábado:
  • 10h – Velocross (Sítio Duas Barras);
  • 14h – Futebol solidário (campo do Recreio E.C);
  • 21:30h – Grupo de dança Evolutions de Recreio;
  • 22h – Grupo de dança Evolutions (KillWisley);
  • 23h – Grupo de dança Prof. Dalcy;
  • 23:30h – Grupo de dança Ártemis (Clube Social);
  • 0:30h – João Lucas e Marcelo.
 29/07 – domingo:
  • 13h – Encontro de motos esportivas e clássicas;
  • 18h – Raízes do Sertão;
  • 19h – Premiação concurso leiteiro;
  • 20h – Show de prêmios dos Hospital São Sebastião;
  • 21h – Sorteio da Ação entre Amigos (Fanfarra da E.E Olavo Bilac);
  • 22h – Frank Aguiar;
  • 0h – Encerramento oficial
 
Memória> Exposição de Recreio completa 40 anos de existência


 Inauguração da 1º Exposição de Recreio em 1978

Will Sérgio Brum-Jornal Voz da Cidade
 
Em 1978, a última semana de julho trouxe muita alegria para a comunidade recreense: por iniciativa do presidente da Câmara Milton Gomes de Aquino (que fez contatos com tudo e com todos) e apoio do prefeito José Amaury Teixeira de Barros foi a criada a Iª Exposição Agropecuária e Industrial e Iº Concurso Leiteiro do Município de Recreio e do Primeiro Encontro de Recreenses.
 
O grande evento comemorava os 40 anos de criação da cidade e do Município. Foram cinco dias de intensos festejos, e Recreio acolhendo com simpatia seus filhos ausentes e muitos visitantes.
 
A programação foi variada e cheia de atrações: muitos shows, barracas típicas, artesanatos, leilões, parque de diversão etc. Para instalar essa grande festa municipal foi cedida pela Família Germello uma espaçosa área no centro da cidade. E tudo foi uma só alegria.
 
A comunidade recreense de muitas gerações se encontrando e se confraternizando por todos os lados da cidade. O ponto alto da grande festa, que começou na quarta-feira (25 de julho)) indo até domingo (29 de julho) foi, sem dúvida, o Dia do Recreense, comemorado no sábado, 28 de julho , quando a população recebeu com muito carinho os recreenses ausentes espalhados pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiros e muitas cidades da região da Zona da Mata, que ainda permaneciam ligados a cidade por parentescos, pelas lembranças felizes e pela saudade da terra.
 
Todos não puderam deixar de se emocionar com as belezas da terra, a natureza refrescante e relaxante da Cachoeira dos Monos, da ambientação social e cultural da Churrascaria Xapanã, das pescarias nos muitos riachos do município. Sem deixar para trás as lembranças das grandes festas da cidade como o carnaval, o Churrascão no Lar dos Velhos (no terceiro domingo de agosto), baile de debutantes, festas juninas e muito mais.
 
Estas festas e entretenimentos contagiavam todos: recreenses ausentes e muitos Visitantes Iniciando a Iª Exposição do Município, muitas inaugurações: Passarela João Paulo I na subida da Igreja Jesus, Menino Deus (com a presença de Padre Higino Lateck-importante pároco do município), descerramento da placa em rua do centro denominada Rua Antônio Ferreira Germello- família que muito contribuiu para a realização da grande festa municipal, e Inauguração oficial da Exposição Agropecuária e Industrial de Recreio.
 
Discursaram o advogado contador Wadson Soares Brum, o presidente da Câmara Milton Gomes de Aquino, o assessor do prefeito José Amaury Teixeira de Barros, Aristides Dorigo, o médico conterrâneo Jofre Batista de Castro, Padre Higino Lateck e o presidente da comissão organizadora José Mauro Xavier de Moraes.
 
Foi festa uma homenagem especial aos desbravadores de Recreio e suas famílias pioneiras, aos ferroviários anônimos que implantaram os trilhos na cidade, aos que se projetaram em qualquer ramo da atividade humana, aos que deram tudo de sí pelo desenvolvimento da terra e já faleceram.
 
Não poderíamos deixar de destacar a grande performance da Fanfarra do Colégio João XXIII e da Banda Musical do 11º PMMG, de Manhuaçu (grande espetáculo amanhecendo  o dia pelas ruas da cidade no Dia do Recreense).
 
As atrações da Iª Exposição, comemorando os 40 anos de emancipação política e administrativa ficaram por conta e da cantora paulista Diva Maria, do balé de garotas da cidade organizado pela professora Geiza Chagas, desfile de raça canina, show de calouros e escolha da Rainha da Exposição, Ana Lúcia Titonelli.
 
Muitas outras atrações, shows e serestas, como: Grupo Tribo da Bahia, do famoso Trio Nagô, dos conjuntos Sambrasa e Alfa, de Além Paraíba. Para prestigiar o bom futebol desenvolvido na cidade, uma partida de futebol realizada no Estádio EuvaldoLodi (Recreio E.C. venceu o Paduano RJ por 2 a 0).Os bailes foram realizados na Sede da antiga Associação Comercial, e ficaram muito animados , com a renda superando todas as expectativas.
 
Fontes> Jornal Voz da Cidade e Jornal Polis, ambos de Recreio-MG

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »