22/07/2018 às 09h56min - Atualizada em 22/07/2018 às 09h56min

Com o preço do gás de cozinha nas alturas nunca é tarde para aprender a economizar

Conheça algumas dicas para ajudar a diminuir o consumo e fazer com que o gás dure mais na sua casa.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
As chamas do fogão devem ser azuis
Com o preço do gás de cozinha nas alturas e vivendo em tempos de crise econômica a mudança de hábitos pode ajudar na economia doméstica. Costumes do dia a dia podem e devem ser observados para fazer com que o gás dure mais na sua casa. As mudanças são simples, mas devem ser adotadas para se obter bons resultados.

O jornal Leopoldinense selecionou algumas dicas simples que ao final mostrarão sua eficácia.

1 –Funcionamento das trempes: Se as chamas estiverem amareladas ou alaranjadas, é sinal que os bocais não estão funcionando devidamente - o que implica no maior gasto de gás. O ideal é que as chamas sejam azuis. Uma simples agulha que custa em média R$0,50(cinquenta centavos) pode ser a solução para desentupir o bocal.

2 –Panelas tampadas: O preparo de pratos como macarrão, por exemplo, permite que o cozimento seja feito com o fogo desligado ao usar a tampa. Para isso, basta deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar o fogo e tampar.

3 –Aproveite melhor o forno: Abrir e fechar a porta do forno muitas vezes é a receita para o desperdício de gás. Tente observar os alimentos utilizando a luz interna e, sempre que possível, asse mais de um alimento ao mesmo tempo.

4 - Ventilação na cozinha: Correntes de ar diminuem a potência das chamas e, assim, aumentam o tempo necessário de cozimento. Por isso, na hora de cozinhar, feche portas e janelas da cozinha.

5 - Panela de pressão: Se a receita permitir, faça uso da panela de pressão. Além de mais econômica, ela acelera o cozimento e potencializa o tempero dos alimentos.

6 – Cortar a carne em pedaços menores: Alguns alimentos, como a carne por exemplo, podem ser cortados em partes pequenas para cozinhar mais rápido, com grande economia de gás seja.
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »