01/08/2018 às 17h42min - Atualizada em 01/08/2018 às 17h42min

Você acha que encontrará dificuldade de escolher os nomes certos para votar nas eleições de outubro?

Clique para votar

Luiz Otávio Meneghite
Após o período de escolha pelos partidos políticos dos candidatos que disputarão os cargos de Presidente da República e Governador de Estado com os seus respectivos vices e os candidatos ao Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa nas eleições de 7 de outubro, virá a vez dos eleitores escolherem quais deles serão os novos governantes e legisladores.
 
A grande expectativa dos eleitores com quem conversamos informalmente é que surjam novos nomes em substituição aos que já se tornaram tradicionais e que seja ampliado o leque de opções. Ouvimos e lemos a todo momento o desejo de sair da mesmice como forma de mudarmos o país e, consequentemente, os estados e os municípios. Mas será isso possível? Infelizmente, os poucos nomes que poderiam representar mudanças reais de comportamento, apresentam poucas chances de chegar à reta final. É a dura realidade!
 
Enquanto isso, as candidaturas dos políticos mais conhecidos pelas suas folhas corridas que pelas suas biografias, ocupam espaços generosos na grande mídia e alinhavam coligações que misturam jacaré com cobra d’água, frustrando o eleitorado que entende que deveriam escolher governantes limpos, isentos, capazes de mudar o perfil conhecido e rejeitado pela maioria da população.
 
As urnas de 7 de outubro nos oferecerão a oportunidade de escolher, por nós mesmos, sem a interferência de terceiros, o que considerarmos, segundo nosso próprio julgamento, o que for melhor para administrarem a nação e os estados além de comporem com o que tiver de melhor as casas legislativas.
 
Os eleitores terão pela frente a grande oportunidade de realizar as mudanças almejadas e elas não devem ser proteladas, pois não existe mais tempo para esperar que as promessas de políticos tradicionais prevaleçam sobre o desejo de que as mudanças se materializem de fato, que se tornem palpáveis. Não existe mágica, embora os políticos se comportem como ilusionistas da boa-fé de um povo cansado de sofrer. Mas, este mesmo povo, se tiver consciência de que a decisão está em suas mãos, pode mudar o seu próprio destino.

De olho nas eleições, o jornal Leopoldinense coloca à disposição de seus milhares de leitores, também eleitores, a seguinte enquete:

Você acha que encontrará dificuldade de escolher os nomes certos para votar nas eleições de outubro? Clique aqui para votar

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »