17/08/2018 às 10h07min - Atualizada em 17/08/2018 às 10h07min

Crise do FUNDEB atinge Argirita que anuncia paralisação no dia 21 de agosto

O objetivo da paralisação é pressionar o Governo Estadual para o repasse do valor que já é devido ao município, bem como regularizar o envio da verba daqui por diante.

Vista aérea de Argirita
Márcia Vaz Barbosa (*)

O Município de Argirita está com seu orçamento comprometido em função do atraso no repasse do recurso do FUNDEB(Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) do Estado de Minas    para aSecretaria Municipal de Educação.

Isso está acarretando uma crise na Educação e no orçamento da Prefeitura de Argirita, que vem arcando com a diferença.

Por este motivo, será realizada uma paralisação no dia 21 de agosto, envolvendo profissionais da área para reivindicar o repasse desta verba, já que a Prefeitura de Argirita não tem mais condições de arcar com essas despesas extras.

A concentração será em frente à Prefeitura Municipal, às 8 horas da manhã,e de lá sairá a passeata.Neste dia não haverá aula e os pais estão sendo formalmente informados do porquê.

No ano de 2017 o Governo do Estado de Minas já não cumpriu integralmente o compromisso com o repasse junto à nenhuma cidade mineira, só pagando a folha líquida, não conseguindo pagar a folha bruta.

Nos últimos três meses de 2018 não conseguiu pagar nem o total da folha líquida, obrigando a Prefeitura de Argirita a complementar o orçamento, para que a creche e a escola funcionassem. Só que agora os cofres públicos do município não tem mais como arcar com essa despesa. Com isso, comprometeo funcionamento do Centro Educacional Municipal João Batista de Almeida(Creche) e da Escola Municipal  Dr.Custódio Junqueira nos próximos meses, já que o FUNDEB é o recurso que vem do Estado para o Município para o pagamento dos salários dos profissionais da educação.

O objetivo da paralisação é pressionar o Governo Estadual para o repasse do valor que já é devido ao município, bem como regularizar o envio da verba daqui por diante.

(*) Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Argirita
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »