11/09/2018 às 14h49min - Atualizada em 11/09/2018 às 14h49min

Procon de Leopoldina comemora 28 anos do Código de Defesa do Consumidor

Mesmo após tantos anos, é notável que muitas pessoas não sabem os direitos que lhes são conferidos, ou, por inocência, são vítimas “de golpes” ligados a relação de consumo.

Por Thayana Botelho - Coordenadora Municipal do Procon
Hoje, 11  de setembro de 2018  é um dia muito especial, pois o Código de Defesa do Consumidor, nosso CDC, completa 28 anos. O direito do consumidor é um ramo que interessa a todos nós, visto que TODOS somos consumidores, direta ou indiretamente, e, diariamente, precisamos da proteção desse código, uma vez que somos a parte mais vulnerável da relação.
 
O CDC estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse  social, traz os direitos básicos; trata da proteção à saúde e segurança pelos produtos e serviços colocados no mercado; atribui a responsabilidade objetiva do fornecedor (sem avaliar a culpa), na maioria dos casos; a responsabilidade solidária entre as empresas que participam da chamada cadeia de consumo; responsabilidade por fato ou vício do produto; da oferta; cláusulas abusivas, entre muitos outros temas importantíssimos.
 
Mesmo após tantos anos, é notável que muitas pessoas não sabem os direitos que lhes são conferidos, ou, por inocência, são vítimas “de golpes” ligados a relação de consumo. A “batalha” para defender os vulneráveis, nós, os consumidores, é diária e deve ser de todos.
 
Como vimos, temos muito que comemorar! Mas a luta em prol dos consumidores continua incessantemente e o PROCON de Leopoldina se coloca a disposição para esclarecer qualquer dúvida ou dirimir conflitos dentro de nossa competência.
 
Enviado por Iago G. Xavier/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »