11/09/2018 às 23h20min - Atualizada em 11/09/2018 às 23h20min

Dom José Eudes participa da audiência geral com Papa Francisco em Roma

Dom José Eudes e Papa Francisco
O Papa Francisco recebeu em audiência na Casa Santa Marta na manhã de segunda-feira, 03/09  cerca de 40 bispos que participaram dos Exercícios Espirituais organizados pela Congregação para os Bispos. Entre eles Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo da Diocese de Leopoldina.

Os Exercícios são realizados anualmente por desejo do Papa Francisco, possibilitando assim aos bispos que completam cinco e seis anos de consagração uma ocasião de encontro e de espiritualidade. Assim, de 20 de agosto até 03 de setembro, participaram do retiro os bispos consagrados em 2012-2013. O Retiro foi estruturado em duas partes: a primeira, realizada em Ariccia, na Casa “Divino Mestre, foi coordenada por bispos de comprovada experiência.

Entre as atividades realizadas, momentos de partilha de experiências, das alegrias, dificuldades e desafios. A segunda parte foi realizada em Camaldoli, Província de Arezzo, com os Exercícios Espirituais de Santo Inácio conduzidos por uma equipe de sacerdotes jesuíta.



Em sua catequese na Audiência Geral de quarta-feira (05/09/18), o Papa Francisco criticou a mentalidade do mundo atual, no qual parece que é preciso se divertir a todo custo, e pediu que se reconcilie com a própria história pessoal.

Seguindo com o tema dos Dez Mandamentos, o Papa falou do “dia de repouso”, “parece um mandamento fácil de ser cumprido, mas é uma impressão errada”, afirmou. “Descansar de verdade não é simples, porque existe descanso falso e um descanso verdadeiro”.

Francisco sublinhou que “é necessário reconciliar-se com a própria história, com fatos que não se aceitam, com as partes difíceis da existência”.

“Quantas vezes encontramos cristãos doentes que nos consolaram com uma serenidade que não é encontrada nos alegres e hedonistas!”. “E vimos pessoas humildes e pobres alegrarem-se por pequenas graças, com uma felicidade que sabia de eternidade”, citou como exemplo.

O Papa perguntou então aos fiéis: “Quando a vida se torna bela? Quando se começa a pensar bem dela, seja qual for a nossa história”, respondeu.  

Fontes: ANS – Roma ,Rádio Vaticano, Luciano Oliveira – Assessoria de Pastoral – Diocese de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »