12/09/2018 às 13h32min - Atualizada em 12/09/2018 às 13h32min

Juizado de Leopoldina realiza Semana de Recuperação de Créditos

A iniciativa atingiu um índice de 80% de acordo nas 212 audiências realizadas

Juiz Gustavo Vargas de Mendonça(João Gabriel B. Meneghite)
Com finalidade de dar oportunidade de resgate de crédito ao comércio local, bem como possibilitar que os cidadãos regularizem seus nomes junto aos órgãos de proteção ao crédito, o Juizado Especial de Leopoldina realizou a 1ª Semana de Recuperação de Créditos e Regularização Creditícia. A busca pelos acordos foi tão grande que o trabalho teve que ser estendido, tendo acontecido entre os dias 20 de agosto e 4 de setembro.
 
Nesse período, o índice de conciliação chegou a 80%, com 170 acordos obtidos em 212 audiências realizadas. Além disso, outros 270 processos foram solucionados sem a necessidade da presença dos envolvidos no conflito.
 
De acordo com o juiz Gustavo Vargas de Mendonça, o sucesso da ação se deveu ao envolvimento de toda a equipe do juizado. “A procura foi enorme, foram quase 600 demandas que chegaram ao juizado”, observa o magistrado, para quem “o sucesso da ação se deveu ao esforço e envolvimento de toda a equipe – escrivão, servidores e estagiários -, que cumpriram os expedientes em tempo hábil”.
 
As principais demandas da Semana de Recuperação foram relativas a dívidas de consumidores que, diante da crise econômica, não conseguiam quitar suas obrigações. Na conciliação, eles obtiveram redução drástica dos juros e multas, além de conseguirem parcelamento dos débitos. Com as renegociações, foram excluídas as negativações nos órgãos restritivos de crédito e as pessoas retomaram seu poder de compra.
 
A iniciativa do juiz surgiu depois do pedido de advogados de pequenas empresas e de comerciantes que destacaram o potencial de acordos do juizado da comarca, observado durante a Semana Nacional de Conciliação de 2017, que também alcançou marcas relevantes.
 
Fonte>Assessoria de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais



 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »