23/09/2018 às 12h30min - Atualizada em 23/09/2018 às 12h30min

Placas com frases de impacto sobre a valorização da vida, são afixadas no Morro do Cruzeiro

Conhecendo o Grupo M.A.T.O.

O Grupo Montanhismo, Acampamento e Trekking Organizado de Leopoldina, conhecido pela sigla M.A.T.O., reúne muitos adeptos apaixonados pelas belezas naturais, principalmente pelo Morro do Cruzeiro, considerado um dos cartões postais do município.

Em diversas ocasiões, foram organizadas campanhas sociais e ambientais como a afixação de placas educativas em pontos turísticos como Usina Maurício, Cachoeira Poeira D’água, Morro do Cruzeiro, entre outros. No sábado, 22 de seconscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, problema de saúde pública em todo o mundo.

O evento fez parte da programação da LUSCO FUSCO, que acontembro, eles fizeram uma caminhada por trilha em direção ao Morro do Cruzeiro e afixaram placas com frases de impacto sobre a valorização da vida, abraçando a campanha ‘Setembro Amarelo’, que busca teceu no alto daquela serra, com apresentação da Banda Surfa.

Segundo Jardell Peixoto, do grupo M.A.T.O., a ideia surgiu num bate papo descontraído, motivado por acontecimentos trágicos ocorridos no local. Ele comentou que foram colocadas placas em pontos estratégicos do Morro do Cruzeiro com objetivo de evitar tragédias, sendo um ato social a favor da vida.

Conhecendo o Grupo M.A.T.O.
Por Marcia Vaz Barbosa - Assessora de Comunicação e membro do M.A.T.O.


Criado em 2015, por um grupo de pessoas que apreciam e respeitam a natureza,  e que perceberam que a troca de experiência, o conhecimento e a segurança são fundamentais para o sucesso das caminhadas e trilhas.  A aventura passou a ter organização: assim surgiu o M.A.T.O.!

Hoje o grupo é composto por 1191 integrantes, a maioria da cidade de Leopoldina , mas também tem membros de outros estados.

Além de trilhas e caminhadas, que sempre terminam em cachoeiras da região ou pontos  de extrema beleza natural, o grupo tem foco em questões ambientais  e sociais. Participa da Campanha Sulamericana  “ Montanha Limpa” há alguns anos , percorrendo áreas entorno da nossa cidade , coletando lixo e dando destino certo a ele.

Além disso, afixa placas educativas na cidade , como no leito do córrego “ Feijão Cru” , e em pontos turísticos como Morro do Cruzeiro, Usina Maurício e cachoeira Poeira D´água, já cantada e encantada pelo nosso Serginho do Rock.

Para confecção dessas placas, são realizadas campanhas de arrecadação, como shows musicais no Morro do Cruzeiro, com músicos locais e que também são integrantes do M.A.T.O..

Outras ações do  grupo  são  organizar campanhas para arrecadação de brinquedos, distribuídos no natal para crianças carentes da cidade ;organizar plantio de mudas nas trilhas percorridas, sempre orientados no plantio de mudas adequadas ao local; organizar  grupos para acampamentos.

Neste último dia 22 de setembro, além de afixar placas preventivas no Cruzeiro, a psicanalista Veruska Queiroz palestrou sobre o assunto “  prevenção ao suicídio”, esclarecendo  e emocionando um público de cerca de 100 pessoas, que participavam do evento e assistiram o show da Banda Surfa, logo em seguida da palestra  , e ainda apreciando  o pôr  do sol .

O grupo está começando um movimento para fazer parte do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, que abrange a zona da mata mineira, para que no futuro possa oferecer profissionalmente  seus conhecimentos.

Quem tiver interesse de conhecer mais o grupo ( e participar), pode entrar em contato pelo (32)99139-0158 , com Jardell Peixoto, ou pelo Facebook do M.A.T.O..

Como diria Pepeu Gomes, já nos anos 80, “Quem não respeita a natureza, é pedra não é gente ainda”.




Encontro de integrantes do Grupo M.A.T.O. para começar a trilha que leva até  o topo do Morro do Cruzeiro, no dia 22 de setembro, para afixação das placas preventivas .


Momento que Jardell Peixoto , coordenador do Grupo, afixa uma das placas.

A psicanalista Veruska Queiroz, que palestrou no evento do dia 22 de setembro, sobre " prevenção ao suicídio"

Integrantes do M.A.T.O. que participaram com Peixoto, na colocação das outras placas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »