24/09/2018 às 22h55min - Atualizada em 24/09/2018 às 22h55min

Leopoldina realizou Encontro Municipal do Currículo de Minas Gerais

O Currículo será norteador para professores, diretores, especialistas e outros profissionais da educação na reelaboração dos Planos Pedagógicos de suas escolas.

Participantes no auditório
Iago Geraldo Xavier (*)

O Encontro Municipal do Currículo de Minas Gerais realizado no último dia 17 de setembro na Escola M Professora Maria da Conceição Monteiro de Resende – CAIC iniciou-se às 8 horas com uma apresentação cultural do Grupo Violão Enluarado, do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, que abrilhantou o encontro com belíssimas canções da música popular brasileira.


 
Secretária Municipal Regina Lucia - abertura

Em seguida a Secretária Municipal de Educação, Regina Lucia Barbosa Britto de Oliveira, fez a abertura oficial dizendo aos presentes que o objetivo do encontro é o de promover um espaço de diálogo a respeito da Versão Preliminar do Currículo de Minas Gerais.Ela ressaltou que este era momento ímpar para a Educação em Minas Gerais: a construção de um novo Currículo. Um documento para todas as escolas mineiras, buscando respeitar a diversidade regional, histórica, social e política de Minas Gerais.

A Secretária de Educação explicou os princípios fundamentais para esse processo de construção que é o Regime de Colaboração entre Estado e Municípios, destacando que o currículo, por sua vez, será norteador para professores, diretores, especialistas e outros profissionais da educação na reelaboração dos Planos Pedagógicos de suas escolas.
 
Regina Brito disse ainda que o encontro é uma das etapas dessa construção curricular tomando como base a BNCC - Base Nacional Comum Curricular documento de referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares para o ensino infantil e ensino fundamental.

 

Grupo de discussão Matemática anos iniciais

Após abertura oficial os presentes estiveram reunidos no auditório da escolaonde  assistiram a apresentação da metodologia do EMCMG disponibilizada pela UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Nacionais de Educação e SEE - Secretaria de Estado de Educação realizada pela Especialista em Educação Básica da rede municipal Professora Marilza Aparecida Ferreira Duarte Bella.
 
Prosseguindo, os presentes foram distribuídos em 12 grupos de discussão, conforme os componentes curriculares da Educação Infantil e Ensino Fundamental, onde estudaram e participaram de discussões em relação aos organizadores curriculares propostos pela Versão Preliminar do Currículo de Minas Gerais com base a BNCC.


 
Grupo de discussão de Língua Portuguesa Anos Iniciais

As propostas criadas e /ou alteradas durante o encontro foram encaminhadas por via digital, em sistema criado para este fim, em tempo real para a Comissão Estadual do Currículo de Minas Gerais.
 
A Secretaria Municipal de Educação agradece a todos educadores e representantes da sociedade civil que participaram do encontro.


 
Grupo de discussão de Educação Infantil

Grupo de discussão de Arte

(*)Iago G. Xavier-Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-Secretaria Municipal de Governo
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »