26/09/2018 às 12h28min - Atualizada em 26/09/2018 às 12h28min

Alunos da APAE são atendidos por dentista do CEO-Centro de Especialidades Odontológicas

Local proporciona às crianças da instituição atendimento odontológico por profissional especializado, contratado pela Prefeitura Municipal de Leopoldina.

Paciente da APAE sendo assistido no consultório da APAE, em novembro de 2017, para encaminhamento ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Fotos tiradas durante o trabalho da cirurgiã-dentista do CEO e suas auxiliares.
Em 2006, foi inaugurado, em Leopoldina/MG, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) com a finalidade de oferecer atendimento especializado à população.Dentre as especialidades oferecidas pelo CEO,destaca-se, de forma inovadora, aquela dedicada ao atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais. Desdeentão,estudantes da APAE Leopoldina tiveram a oportunidade de receber atendimento odontológico, pelo Sistema Único de Saúde, através do programa do Governo Federal denominado CEO tipo 1.

Funcionando, incialmente, em um imóvel situadopraticamente lado da APAE Leopoldina e, posteriormente, transferido para o Bairro São Cristóvão,o CEO proporcionou e continua a proporcionar às crianças desta instituição atendimento odontológico por profissionalespecializado, contratado pela Prefeitura Municipal de Leopoldina para este fim. Em 2008, com a finalidade de preencher de forma efetiva as vagas referentes às especialidades oferecidas pelo CEO, foi realizado concurso público.

De acordo com a cirurgiã-dentista concursada,DraFernanda de Paula Junqueira,Mestra em Odontopediatria, com especialização em Saúde Coletiva, Ortodontia, Radiologia e formação pela USP/SP em Atendimento a Pacientes Com Necessidades Especiais, é oferecido aos estudantes da APAE e demais pacientes portadores de necessidades especiais um atendimento direcionado, que contempla a saúde como um todo. Durante os anos de funcionamento do CEO, as crianças da APAE nunca deixaram de contar com orientações, palestras e acompanhamento no que concerne aos cuidados com a manutenção da saúde integral e, em especial, com a saúde bucal. Na realização deste trabalho, os profissionais do CEO contam, ainda, com o apoio dos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF).

Além disso, dentro do CEO, os pacientes portadores de necessidades especiais têm prioridade sempre que se faz necessário o encaminhamento para as demais especialidades contempladas pelo programa, quais sejam:a Endodontia, a Periodontia, a Cirurgia e a Prótese. Em casos mais complexos, que requerem o uso de anestesia geral, estes pacientes são direcionados, por intermédio do CEO, para o Centro Odontológico de Assistência dos pacientes Especiais (COAPE) em Juiz de Fora.

Atualmente, o trabalho realizado pelo CEO, em Leopoldina MG, consolida-se a cada dia e já estende seu atendimento a bebês. Estes ganhos são o resultado de um trabalho realizado por uma equipe de profissionais coesa e comprometida com a saúde de forma integral. É importante que a população e seus representantes no legislativo municipal tenham ciência deste fato.

Em reportagem anteriormente publicada, estes aspectos não haviam sido amplamente explorados. De fato, a APAE Leopoldina/MG foi contemplada com um consultório odontológico, ainda que seus estudantes já estivessem recebendo pleno atendimento no CEO, que na época funcionava praticamente ao lado desta instituição. O fato de o consultório estar hoje ocioso, não reflete, de forma alguma, qualquer tipo de negligência ou desinteresse por parte do poder público, pois estes alunos, e muitos outros portadores de necessidades especiais, estão incluídos em um programa significativamente maior.

Uma vez que a APAE já conta com um consultório odontológico em suas instalações, para torná-lo mais útil, sugere-se a contratação de um Técnico em Saúde Bucal, que possa realizar um trabalho de orientação e de escovação supervisionada, além de direcionar os pacientes para o Centro de Especialidades.

 
 

Criança recebendo atendimento odontológico no CEO


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »