01/10/2018 às 16h31min - Atualizada em 01/10/2018 às 16h31min

Craque leopoldinense ‘Cacau’ morre em Caratinga onde foi ídolo no futebol

Ele jogou pelo Ribeiro Junqueira, Bonsucesso, do Rio de Janeiro, Democrata, de Governador Valadares e Comercial, de Ribeirão Preto (SP) e Esporte Clube Caratinga.

Editado por Luiz Otávio Meneghite (*)
Cacau em ação pelo Caratinga e depois, após encerrar sua carreira de jogador de futebol
Morreu de causas naturais, na madrugada de 20 de setembro,na cidade de Caratinga (MG), onde residia, o leopoldinense José Carlos Gomes, 74 anos, o ‘Cacau’. Ele foi goleiro do Esporte Clube Caratinga durante sua época áurea e conquistou vários títulos pelo clube.

O velório aconteceu durante a manhã e parte da tarde de quinta-feira, 20 de setembro, na Capela Velório do Santuário do bairro Santa Zita. Logo em seguida, foi realizado o sepultamento no cemitério São João Batista.

Ele estava internado há algumas semanas devido a vários problemas de saúde. Ex-jogadores, dirigentes, torcedores, desportistas em geral receberam com muita tristeza a notícia do falecimento de um dos maiores nomes da história do futebol caratinguense. 

Apesar de ter feito história em Caratinga, Cacau era natural de Leopoldina onde nasceu em 29 de agosto de 1944 e onde seu irmão ‘Mauricio Gomes ‘Pratinha’ faleceu há pouco tempo. Dentre as equipes que defendeu está o Ribeiro Junqueira, de Leopoldina,o Comercial, de Ribeirão Preto-SP, o Tupi, de Juiz de Fora e o Democrata, de Governador Valadares.


O goleiro conquistou títulos pelo EC Caratinga


Sua carreira em Caratinga teve início em 1966, vestindo a camisa de goleiro do Esporte Clube Caratinga. Na mesma época, também jogou naquela cidade o zagueiro Jairo Augusto ‘Jairão’. Contra o Bonsucesso do Rio de Janeiro, depois de uma grande atuação, foi emprestado ao time carioca para uma excursão pelo México, Peru, Bolívia e Guatemala. Contra o Cruzeiro no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro, vestindo a camisa do Democrata, Cacau encarou o poderoso ataque cruzeirense com Tostão e Natal na década de 1960. Atuando pelo Caratinga, o jogador faturou os regionais de 1974/79.


Cacau em 1969 em jogo pelo Esporte Clube Caratinga


Veja no link abaixo matéria relacionada

Morre aos 81 anos, Mauricio Pratinha, ex-jogador do Rosário e do RJ

(*) Fontes: Diário de Caratinga, com informações de José Geraldo Cevidanes e Teófilo Machado Rodrigues e Arquivo do Jornal Leopoldinense.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »