07/10/2018 às 16h37min - Atualizada em 07/10/2018 às 16h37min

Vídeo em que eleitor digita 1 e aparece a imagem de Haddad é falso

Para desvendar o vídeo, técnico do Tribunal Regional Eleitoral usa um programa de edição de imagem

Laura Maria
O Tempo
De acordo com técnico do TRE-MG, brilho na urna configura fake news |

Tem circulado nas redes sociais um vídeo em que aparece uma pessoa votando em uma urna eletrônica, na qual, ao digitar o 1, automaticamente aparece o 3, formando o número de Fernando Haddad, candidato à Presidência da República pelo PT. A filmagem, entretanto, é falsa, de acordo com Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Em vídeo, um técnico do TRE-MG explica a montagem.

Para demonstrar a falsificação, o especialista usa um programa de edição de imagem. Segundo o técnico, o que indica que vídeo é falso são dois sons de clique que aparecem na montagem. O correto seria apenas um clique.

Veja o vídeo

 

 

Além disso, em outro momento do vídeo, o teclado não é visto por completo. O técnico também aponta um momento do vídeo em que aparece uma sombra escura na urna e um brilho, que não deveria estar refletido. Isso sugere, na análise dele, que o vídeo é plantado e configura uma fake news.

Ao fim da explicação, o técnico ainda fala: “Observe também que o final do vídeo é cortado. O vídeo enviado diretamente  do celular não possui corte”.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »