29/10/2018 às 19h00min - Atualizada em 29/10/2018 às 19h00min

Pastor Darci elabora indicações para atender pedidos da população

“Como a responsabilidade de executar pertence ao Prefeito, cabe aos vereadores alertar a administração sobre determinada necessidade do bairro ou distrito, estimulando as providências cabíveis”, explicou.

Vereador Pastor Darci José Portella
Uma função importante dos vereadores é a de funcionar como uma ponte entre os cidadãos e o prefeito, por meio de um recurso chamado indicação. Tal recurso consiste em um documento que o vereador envia à prefeitura ououtro órgão municipal, solicitando um pedido apresentado por um cidadão.
 
Mesmo exercendo a presidência do Legislativo, o vereador Pastor Darci José Portella utiliza-se constantemente desse expediente para alertar o Governo Municipal sobre determinada necessidade da população. “Os vereadores são o ponto de apoio mais próximo das pessoas. As demandas chegam primeiro à Câmara que as repassa à Prefeitura através das indicações”, explicou Pastor Darci.
 
O parlamentar comentou que, no ano passado, foram aprovadas cerca de 749 indicações sobre assuntos diversos, numa demonstração da confiança que a população sente com o trabalho dos vereadores. “Esse número também mostra o nível de carência do município e a necessidade por que passam seus moradores”, alertou o presidente.
 
Pastor Darci frisou que as indicações representam os pedidos da população, os quais podem variar desde a poda de uma árvore até a reforma de uma escola. Mesmo sendo aprovadas pelo plenário, as indicações não têm força de lei e podem ser atendidas ou não pelo prefeito ou secretário. “Como a responsabilidade de executar pertence ao Prefeito, cabe aos vereadores alertar a administração sobre determinada necessidade do bairro ou distrito, estimulando as providências cabíveis”, explicou.
 
O parlamentar confirmou que utiliza esse expediente com muita frequência, apresentando indicações em quase todas as reuniões da Câmara. Como se trata de assuntos de relevância, suas proposições geralmente são aprovadas por unanimidade e ainda recebem assinaturas de apoio dos demais vereadores.
 
Entre as solicitações mais recentes do parlamentar, ele destacou o pedido para implantação de dois redutores de velocidade na Rua Professora Zizinha Rezende, no Bairro Imperador. O vereador justificou o pedido afirmando que os condutores de veículos desrespeitam a média de velocidade permitida na via, oferecendo risco à integridade física dos pedestres.
 
Outra proposição que mereceu aprovação unânime e ainda recebeu assinaturas de apoio refere-se à pavimentação do acesso à Fábrica de Charretes e outras propriedades, localizadas no km 762 da BR 116, no Bairro Fortaleza. Segundo relatou Pastor Darci, o trecho é aprumado, sem canaletas para escoamento, a visibilidade fica prejudicada para aqueles que vão adentrar à rodovia, com grandes possibilidades de colisões em virtude do mau estado de conservação da via.
 
Uma demanda importante para o distrito de Tebas foi apresentada ao vereador e imediatamente transformada em indicação. No documento encaminhado ao Prefeito, Pastor Darci solicitou a implantação de um poste com iluminação pública no loteamento da Rua Capitão José Tomé. Ele justificou o pedido ao lembrar que no local há um lote com residência e padrão de energia instalado a 45 m do último poste com iluminação. O parlamentar entende que é perfeitamente viável a continuação da rede para oferecer segurança aos moradores que ficam vulneráveis a imprevistos e desconfortos.
 
O vereador ressaltou que, em algumas situações, é preciso reiterar o pedido em virtude do não atendimento por parte do Executivo. Ele relatou que, juntamente com o vereador Waldair Barbosa Costa, reforçou junto ao Governo a solicitação para reparo e manutenção em toda extensão da rede de esgoto da rua Antônio Lima dos Reis, no Bairro Pedra Pinguda. Pastor Darci disse que ficou preocupado com a situação, pois, em alguns trechos, o esgoto corre a céu aberto, exalando um mau cheiro e oferecendo risco à saúde dos moradores.
 
O Presidente do Legislativo enfatizou que, como não tem poderes para realizar obras, cabe ao vereador auxiliar a Administração Municipal sobre a necessidade de adotar certos procedimentos que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da população. “Não fico preso ao gabinete da presidência. Minha atuação parlamentar favorece o contato constante com a população, pois estou sempre percorrendo os bairros e fiscalizando obras e ações do Executivo. Por isso, recebo uma grande demanda de pedidos. Os pleitos que são de minha competência, procuro resolver de imediato. Aqueles que fogem de minha responsabilidade, faço o encaminhamento aos órgãos competentes e cobro sua devida solução. Sem enrolação, sem enganar o povo com falsas promessas. Minha conduta é transparente, honesta e comprometida com o bem comum”, concluiu Pastor Darci.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »