30/10/2018 às 08h04min - Atualizada em 30/10/2018 às 08h04min

Cefet Leopoldina realizou o II Fórum de Desenvolvimento Regional

Ao final das palestras houve uma mesa redonda com perguntas selecionadas pelo mediador – Prof. Rodrigo Lacerda Sales – para todos os palestrantes.

No dia 17 de outubro de 2018 ocorreu no CEFET-MG Unidade Leopoldina o II Fórum de Desenvolvimento Regional.  Além da aproximação da academia do setor produtivo, o Fórum teve como objetivo criar os subsídios necessários para que todos os atores envolvidos no Ecossistema (dirigentes, empresários, acadêmicos e sociedade civil em geral) se apropriassem das ideias apresentadas por especialistas. Essa troca de experiência possibilita que cada agente reflita sobre a possibilidade de se organizar com os demais para a elaboração de um plano conjunto dos municípios participantes para o desenvolvimento sustentável de toda região.

O Fórum foi organizado pelo PET – Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia de Controle e Automação, Nascente Incubadora de Empresas, Coordenação de Inovação Tecnológica e ENCAUTECH Empresa Júnior. O evento teve ainda o apoio da DEDC – Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário e do Café Carmello.

A programação do evento contou com quatro palestras com duração de 20 minutos cada, ministradas pelos convidados: Prof. Ignácio José Godinho Delgado, Lenon Rodrigues Botelho Fernandes, Nestor de Melo Marques e Dalila Miranda Trindade. Cada palestrante abordou um tema diferente e essencial para o crescimento do nosso atual Ecossistema e região.

O diretor de inovação da UFJF Prof. Ignácio José Godinho Delgado falou um pouco sobre GDI Zona da Mata - o Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira que tem o objetivo de estabelecer um roteiro de trabalho para delimitar e coordenar a colaboração entre universidades, instituições de pesquisa e empresas no âmbito - e o papel das incubadoras na Zona da Mata Mineira.

O engenheiro Lenon Rodrigues Botelho Fernandes, representante do Grupo Energisa, palestrou sobre o tema “Inovação: Cidades Inteligentes” trazendo relatos de cidades que já possuem esse formato e acrescentando a importância da mesma em nossa região.

O CEO da startup UniRádio.online, Nestor de Melo Marques falou sobre “Ecossistemas de Desenvolvimento Regional na visão de Empreendedores” e sobre a importância das startups nos dias de hoje, principalmente em como se apresentar para o mundo tendo como exemplo a experiência da startup UniRádio.online.

A aluna de Engenharia de Controle e Automação do CEFET-MG Und. Leopoldina, graduada em Engenharia de Produção e Diretora Presidente da Encautech Junior Consultoria –Empresa Junior do curso de Engenharia de Controle e Automação do CEFET-MG Leopoldina – , Dalila Miranda Trindade falou sobre “Empresas Juniores: Formação para a Inovação e o Desenvolvimento Regional”, apresentando o funcionando de uma Empresa Junior, os projetos da Encautech e a importância de fazer parte de uma EJ.

Ao final das palestras houve uma mesa redonda com perguntas selecionadas pelo mediador – Prof. Rodrigo Lacerda Sales – para todos os palestrantes. Ao final do evento os convidados Orlando Macedo, engenheiro da Sol e Neve e Paulo Junqueira, pecuarista, falaram um pouco sobre o relacionamento com o CEFET e a importância de se efetivar parcerias para que os problemas ligados à tecnologias, que o setor produtivo enfrenta, possam ser minimizados com soluções propostas por professores e alunos do CEFET-MG. Depois deu seguimento a um café com networking, aberto ao público presente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »