31/10/2018 às 11h35min - Atualizada em 31/10/2018 às 11h35min

Servidores municipais ganham feriadão de 4 dias a partir desta quinta-feira, 1º de novembro

Dia do Servidor Público, que é comemorado em 28 de outubro, este ano caiu em um domingo e a folga será compensada emendando com o feriado de ‘Finados’.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
As repartições públicas municipais ficarão fechadas 4 dias reabrindo na segunda-feira (Foto> João Gabriel Baia Meneghite)
O Diário Oficial dos Municípios Mineiros, publicou em sua edição nº 2369, desta quarta-feira, 31 de outubro de 2018, o Decreto nº 4.418, assinado pelo Prefeito José Roberto de Oliveira, declarando ‘Ponto Facultativo nas Repartições Públicas Municipais de Leopoldina’, no dia 1º de novembro de 2018, em razão da comemoração ao dia do Servidor Público, em 28 de outubro, que este ano caiu em um domingo.

O ‘Ponto Facultativo’ normalmente concedido naquela data foi, então, com o ato do Prefeito José Roberto, transferido para esta quinta-feira, 1º de novembro, véspera do feriado de Finados formando assim o feriadão com o final de semana.

Segundo o ato oficial, permanecerão em funcionamento apenas os serviços considerados essenciais, sem, contudo, elencar quais são tais serviços. Tradicionalmente, ficam de plantão equipes da Secretaria de Serviços Urbanos para atender emergências na rede de esgoto sanitário e defesa civil. Também funcionam serviços como a varrição nas ruas centrais e a coleta domiciliar de lixo que são terceirizados à empresa Biokratos.

Para refrescar a memória

64% dos leitores acham que ponto facultativo é privilégio de funcionários públicos
Para 17% incentiva o turismo. Empatados com 8% estão os que acham que só serve para criar feriadões e prejudica a economia da cidade e 3% que estimula a economia.

Luiz Otávio Meneghite

As enquetes do jornal Leopoldinense são sugeridas pelos leitores em contato com a redação do jornal. Durante algum tempo, as análises das enquetes foram feitas pelo jornalista José Barroso Junqueira, um dos fundadores do Leopoldinense. Com o seu afastamento para tratamento de saúde, os resultados passaram a ser analisados pela editoria do jornal ou por algum convidado especialista no tema abordado.

A enquete ora rememorada foi sugerida por um empresário local que pediu anonimato. De acordo com ele, os feriados em excesso prejudicam o país economicamente. Quando esses feriados vêm acompanhados de pontos facultativos, a coisa piora.

O questionamento sugerido por ele foi: Como você vê o ‘Ponto Facultativo’? O nosso leitor também indicou as possibilidades de respostas que foram as seguintes:Um privilégio de funcionários públicos;Prejudica a economia da cidade; Estimula a economia da cidade; Só serve para criar feriadões e por último, Estimula o turismo.

O resultado da enquete da qual participaram 131 leitores você vê no infográfico feito por João Gabriel Baia Meneghite.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »