29/11/2018 às 08h29min - Atualizada em 29/11/2018 às 21h00min

LAC pode ser transformada em Sociedade Anônima ou entrar em Liquidação Extrajudicial

Decisão será tomada em Assembléia Geral Extraordinária marcada para o dia 21 de dezembro

Luiz Otávio Meneghite
O parque industrial da LAC fica à margem da BR116 Rodovia Rio Bahia em Leopoldina
O Conselho de Administração da Cooperativa dos Produtores de Leite de Leopoldina de Responsabilidade Ltda – LAC – publicou edital convocando todos os seus 1168 cooperados para participarem de uma Assembléia Geral Extraordinária, marcada para o dia 21 de dezembro de 2018, uma sexta-feira.

De acordo com o edital enviado para publicação na edição nº 368, de 1º de dezembro de 2018, do Jornal Leopoldinense, a primeira convocação para a AGE será feita às 11:00 horas e será instalada desde que conte com dois terços do número de associados aptos a votar. Não sendo possível, a segunda convocação está marcada para às 12:00 horas com metade mais um do número de associados e em terceira e última convocação desde que conte com pelo menos 10 associados.

O primeiro item da Ordem do Dia da AGE será a proposta de transformação da personalidade jurídica da Cooperativa para Sociedade Anônima, com autorização, ou não, para requerimento de pedido de Recuperação Judicial. Em caso de não aprovação dessa proposta a AGE votará pela autorização da liquidação extrajudicial da Cooperativa.

O que é Sociedade anônima:

No Brasil, a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conhecida como "Lei das Sociedades por Ações" regulamenta as sociedades anônimas no país. O artigo 1º desta lei determina que:

"A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas".

As sociedades anônimas são normalmente constituídas por uma assembleia geral, um conselho de administração, um conselho fiscal e uma diretoria. Podem ser denominadas como "companhias", neste caso sob a abreviatura de "Cia.", ou como "sociedade anônima", com sigla S.A, SA ou S/A.

As sociedades anônimas podem ser de duas categorias: sociedades anônimas de capital fechado ou sociedades anônimas de capital aberto.

Sociedade anônima de capital fechado

As sociedades anônimas de capital fechado não permitem que suas ações estejam disponíveis para comercialização no mercado da bolsa de valores, por exemplo. Os recursos ficam limitados apenas entre os acionistas, ou seja, os sócios da empresa.

Sociedade anônima de capital aberto

As sociedades anônimas de capital aberto disponibilizam as suas ações para negociações nas bolsas de valores e mercados de balcão, abrindo assim os seus recursos junto ao público interessado em participar.

Sociedade anônima e Sociedade limitada

A sociedade anônima (S/A) é um modelo de empresa que funciona a partir da divisão do capital em ações, sendo os acionistas (sócios da companhia) responsáveis pelo gerenciamento da empresa. As ações de uma sociedade anônima podem estar disponíveis no mercado de ações para negociações.

A sociedade limitada (LTDA) é um modelo de empresa organizada por quotas, conhecida por Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada. Neste modelo, cada sócio é responsável por investir determinado capital na empresa e suas responsabilidades serão proporcionais à quantia investida.

Veja a íntegra do Edital

COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE LEITE DE LEITE DE LEOPOLDINA DE RESPONSABILIDADE LTDA. CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA-O Conselho de Administração da Cooperativa dos Produtores de Leite de Leopoldina de Responsabilidade Ltda., Pessoa Jurídica com sede na Rodovia BR 116, Km 773, Leopoldina, MG, CNPJ 22149603/0001-92, na forma do Art. 30 do Estatuto Social, convoca todos os seus cooperados para a Assembléia Geral Extraordinária que fará realizar no dia 21 de dezembro de 2018, na sede da Cooperativa, no endereço acima indicado, com início previsto para a primeira convocação dos cooperados às 11 horas, sendo instalada a AGE desde que conte com dois terços do número de associados aptos a votar, em segunda convocação às 12 horas, sendo instalada a AGE com a presença de pelo menos metade mais um dos associados aptos a votar, e às 13 horas em terceira e última convocação, desde que conte com a presença de no mínimo 10 associados, sendo primeiro instalada a Assembleia, com as seguintes ordens do dia, respectivamente:1 – Transformação da personalidade jurídica da Cooperativa para Sociedade Anônima, com autorização, ou não, para requerimento de pedido de Recuperação Judicial.2 – Em caso de não aprovação do item 1, acima, pela autorização da liquidação extrajudicial da Companhia.Para os fins legais, declara ser de 1168 o número de cooperados aptos a participarem das deliberações. Leopoldina, 26 de novembro de 2018-Marcelo Resende Vieira-Presidente


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »