10/04/2014 às 16h29min - Atualizada em 10/04/2014 às 16h29min

Curso sobre Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Passivo Ambiental foi realizado em Leopoldina

A turma contou com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros, economistas, biólogos, químicos, administradores, pedagogos, advogados, corretores de imóveis, técnicos e especialistas ambientais

João Gabriel B. Meneghite
Ouro Verde

A Ouro Verde Meio Ambiente e Negócios Sustentáveis promoveu para seus funcionários e colaboradores, nos dias 26 e 27 de março de 2014 no salão nobre da ACIL- Leopoldina/MG, um curso de capacitação e aperfeiçoamento profissional sobre Gerenciamento Ambiental de Áreas Contaminadas e Passivo Ambiental em Solo e Água Subterrânea.

A orientação e capacitação dos participantes ficaram a cargo da instrutora técnica que ministra cursos da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT – Erika Von Zuben, também diretora da Hera Ambiental-Consultoria e Treinamentos.

A turma contou com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros, economistas, biólogos, químicos, administradores, pedagogos, advogados, corretores de imóveis, técnicos e especialistas ambientais, todos colaboradores da Ouro Verde Meio Ambiente e Negócios Sustentáveis, de Leopoldina/MG.

 

Durante o curso foram esclarecidos os principais conceitos sobre passivos ambientais e identificação de áreas contaminadas de acordo com a norma ABNT NBR 15.515 - Passivo Ambiental em Solo e Água Subterrânea

O curso permitiu que a equipe da Ouro Verde Meio Ambiente pudesse se aperfeiçoar tecnicamente para definir e implementar estratégias para a avaliação, investigação e projetos de recuperação de áreas contaminadas (NBR 15.515 Passivo Ambiental).

O objetivo é auxiliar e assessorar pessoas e empresas na hora de comprar, vender ou alugar propriedades/imóveis suspeitos de passivo ambiental devido a alguma atividade potencialmente poluidora desenvolvida no mesmo, seja no passado, presente ou no futuro.

 

 O assunto que os especialistas mais debateram foi sobre a desvalorização de imóveis que estão localizados em áreas com passivo ambiental, pois muitos compram a preço de mercado terrenos que valem a metade do preço pago; outros alugam imóveis para empresas que não dão destinação final adequada aos seus resíduos perigosos, o que gera contaminação do solo, passivo ambiental e problemas para a vizinhança.

Em conversa com o Jornal Leopoldinense a instrutora Érika citou a história do Condomínio Barão de Mauá , que foi construído em cima de um antigo lixão industrial e que ficou conhecido em todo Brasil através da imprensa pela contaminação ali existente, colocando em risco a vida dos moradores.

Paralelo ao evento, o diretor da Ouro Verde Meio Ambiente e Negócios Sustentáveis, Luiz Henrique Lopes Vilas, informou que a Ouro Verde Meio Ambiente e Negócios Sustentáveis mantém constante parceria com instituições de ensino para aperfeiçoamento de seus colaboradores e desde 2007 já participou diretamente de mais de 500 trabalhos de Avaliação Ambiental Preliminar (Parte 1), em todos os estados do Brasil, o que nos proporcionou amplo conhecimento e experiência prática no assunto.

Desde 2014 a Ouro Verde Meio Ambiente e Negócios Sustentáveis passou a oferecer para o mercado em geral os serviços de Investigação Ambiental Confirmatória (Parte 2), e Investigação Ambiental Detalhada (Parte 3), que consistem na avaliação de um determinado local com a aplicação de diferentesmetodologias, visando gerar um diagnóstico ambiental, geralmente descrevendo os níveis de contaminaçãodistúrbio ou preservação de uma determinada área.

Como qualquer processo avaliativo, as Avaliações Ambientais (Parte 1, Parte 2 e Parte 3) são fundamentadas em critérios ou referenciais de qualidade que permitirão classificar o ambiente sob avaliação em função de seu grau de conservação, contaminação ou qualidade.

  

UM POUCO SOBRE A OURO VERDE MEIO AMBIENTE

OURO VERDE MEIO AMBIENTE tem o foco de suas atividades voltadas para soluções ambientais, atuando na área de Gestão Ambiental (Consultoria, Auditoria, Avaliações Ambientais, Laudos e Pareceres Técnicos, Educação Ambiental). É especialista no setor automotivo atendendo Montadoras, Importadores, Associações e Concessionárias de veículos de todas as Marcas.

Atua de forma inovadora, com técnicas sustentáveis, éticas e tecnológicas que minimizam os impactos ambientais oriundos das atividades e empreendimentos humanos, bem como promovem o respeito e preservação do meio ambiente.

Já realizou mais de 500 avaliações ambientais desde 2007, incluindo todos os estados do Brasil.

www.ovma.com.br

 

VEJA NAS FOTOS ABAIXO ALGUMAS ILUSTRAÇÕES DE PASSIVO AMBIENTAL CAUSADO POR DERIVADOS DE PETRÓLEO. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »