16/12/2018 às 22h42min - Atualizada em 16/12/2018 às 22h42min

ACIL faz balanço das atividades em 2018 e anuncia projetos para 2019

João Gabriel B. Meneghite
Os diretores da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina – ACIL estiveram reunidos na noite desta sexta-feira, 15 de dezembro, no Centro de Convenções Brahim Elias Sleiman, no terceiro andar do Edifício Rubem Duarte, sede da ACIL, para um evento festivo de fim de ano, com a participação dos empresários associados, familiares e parceiros da entidade.

Na ocasião, o presidente Jairo Seoldo fez um balanço das atividades realizadas durante o ano de 2018, além de divulgar os projetos para o ano de 2019.  

Festa do Imigrante Italiano

A ACIL organizou a 1º Festa do Imigrante Italiano de Leopoldina, em fevereiro deste ano, com objetivo de preservar a memória desse povo que teve grande contribuição para o desenvolvimento do município, além de entender que esse tipo de evento é de grande potencial turístico para a cidade.

O município de Leopoldina formou suas colônias agrícolas, para suprir a falta de mão de obra que existia no final do século XIX. Acredita-se que 40% das famílias leopoldinenses são formadas por descendentes de italianos.



Café empresarial

É um evento onde são realizadas palestras sobre variadas temáticas do mundo empresarial, com a participação de especialistas, empresários e funcionários, visando a capacitação dos mesmos e fortalecendo as empresas com dicas importantes e estratégicas. É realizado com freqüência durante o ano, sendo extremamente importante para os empreendedores neste momento de crise.



Liquidaleo

A ACIL é parceira na organização do Liquidaleo, realizado anualmente  em novembro.  O evento consiste em uma forma diferente de apresentar os produtos dos lojistas. São montadas tendas no centro da cidade, uma espécie de feira, onde são expostos produtos de qualidade, com preços baixos, com descontos que podem chegam a 60%. O objetivo é “queimar o estoque”.


ACIL, 80 anos.

O ano de 2018 foi um marco para a Associação Comercial, pois, a entidade, completou 80 anos de fundação. Para comemorar a data, foi realizada no dia 18 de agosto uma grande festa, no Clube do Moinho, reunindo associados, funcionários, parceiros e familiares dos ex-presidentes da entidade, que foram homenageados na ocasião. (clique e saiba mais)


Indicação ao ‘Mérito Empresarial’.

A Federaminas promoveu uma solenidade denominada 'Mérito Empresarial 2018', para homenagear empresários destaques nas comunidades de todo o Estado de Minas Gerais.

Neste ano, o evento aconteceu em Juiz de Fora, no dia 24 de novembro, reunindo centenas de empreendedores e seus familiares, no Capitólio Eventos. De Leopoldina, o empresário Marco Heleno Pires de Souza, diretor da Papelaria Central, foi indicado pela ACIL-Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços para receber a premiação.

O presidente da Federaminas Emílio Parolini, Rosana Chagas e o seu marido Marco Heleno, acompanhado do presidente da ACIL Jairo
Seoldo.

PREMIACIL

Com objetivo de estimular as vendas do comércio no fim de ano, a ACIL mobiliza muitas lojas para participarem da promoção, que sorteia prêmios aos consumidores. A Campanha é realizada desde o ano de 2000 e, atualmente, são R$30.000 em vales compras, divididos em três sorteios O primeiro aconteceu no dia 1º de dezembro; o segundo sorteio ocorreu no dia 15 de dezembro e o último acontecerá no dia 29 de dezembro, às 15:00, em frente a sede da ACIL.


Apoio a eventos importantes

Eventos que geram divisas para o município de Leopoldina, têm recebido apoio financeiro da ACIL, a exemplo da Exposição Agropecuária de Leopoldina, uma das mais antigas do Brasil. Também no setor agropecuário, o evento Girolando Sem Fronteiras foi patrocinado pela ACIL. Outra festa que mobiliza o comércio da cidade é o Motorock ou Encontro Nacional de Motociclistas,também apoiado pela entidade. Uma ação importante que merece ser destacada é o apoio da ACIL aos produtores rurais, tendo em vista que foi patrocinada uma viagem para Tocantins, onde eles fizeram uma visita técnica ao setor de fruticultura.

Homenagens

O encontro foi marcado por homenagens, feitas ao empresário Marco Heleno Pires de Souza, da Papelaria Central. Recentemente, ele foi indicado pela ACIL para receber uma comenda da Federaminas, denominada ‘Mérito Empresarial’. 

Jaqueline de Paula Iennaco de Rezende; Rosana Chagas e seu marido Marco Heleno Pires de Souza; José Eduardo de Almeida Resende e Jairo Seoldo.

Outro empreendedor homenageado nos festejos ACIL foi José Ricardo Vasconcelos Marques, da Ktá Tecidos. Ele sempre esteve presente em momentos importantes da entidade, em diretorias distintas, contribuindo para o fortalecimento da associação.

José Eduardo de Almeida Resende; Rita e Jairo Seoldo; o homenageado José Ricardo Vasconcelos Marques e sua esposa Mariza Marques e os ex-presidentes da ACIL Juarez Ferraz Rodrigues, Cláudio Moura e Antônio Carlos de Almeida Machado.

Também, duas mulheres, receberam buquês de flores. Trata-se de Lorivone, esposa do Teotônio, conhecido profissional no ramo de Buffet em Leopoldina e Rita Seoldo, esposa do presidente da ACIL Jairo Seoldo.

Eliane de Souza, a homenageada Lorivone e Carla Moura.


A diretora da ACIL Eliane de Souza Neves Angelis, a homenageada Rita e o seu marido Jairo Seoldo.

As ações para 2019

Jairo Seoldo destacou alguns projetos que pretende implantar, como o ACIL+MULHER, que pretende intensificar a participação das mulheres na diretoria da ACIL. Ele defendeu que as esposas dos diretores devem participar das reuniões, pois, através de suas sensibilidades, contribuem muito com decisões importantes.

Mérito Empresarial Leopoldinense

Assim como a Federaminas promove um grande evento para homenagear empreendedores em todo o Estado de Minas Gerais, a ACIL estuda criar uma honraria para conceder a empresários locais, valorizando-os e estimulando o empreendedorismo.

Festa do Imigrante Italiano

A 2ª edição do evento deverá acontecer nos dias 21 a 24 de fevereiro de 2019. A ACIL já está em contato com o setor privado para apoiar o evento, que mobiliza muitas famílias, gerando oportunidade de negócios.

Oficina para o futuro

O analista técnico do Sebrae Marco Antônio de Mendonça foi convidado para falar sobre um projeto que a ACIL aposta e vai investir em 2019: OFICINA PARA O FUTURO. 

Ele explicou que consiste em criar uma visão de futuro para a coletividade local, mapeando os pontos de intervenção para transformação do território e/ou setor. Marco revelou que foram realizadas entrevistas com empresários de Leopoldina para diagnosticar o cenário atual do município, pesquisando sobre o que eles pensam para o futuro.

Falou também sobre capacitações, formação de grupos de voluntários, lideranças e juventude num só objetivo de desenvolverem um plano de ação para o município de Leopoldina.

O analista técnico do Sebrae Marco Antônio de Mendonça

Mídias Sociais

Jairo Seoldo revelou que a ACIL iniciou um trabalho de criação e interação nas redes sociais neste ano, mas que pretende intensificar mais informações nos diversos meios possíveis.

Aplicativo da ACIL

A diretoria da ACIL externou a vontade de desenvolver um aplicativo com diversas soluções para os seus associados, no entanto, a pauta está tendo a sua viabilidade examinada.

ACIL Jovem

A interação e discussão de novas idéias com os jovens é uma das propostas da ACIL. Para falar sobre o projeto, a jovem empreendedora Fábia Chagas de Souza foi uma das convidadas. Ela comentou que é muito comum que haja em Leopoldina filhos que estão assumindo os negócios fundados pelos pais, explicando que a idéia é trazer os jovens para a Associação Comercial para discutir, buscar conselhos e socialização. Salientou que existem vários casos de sucesso de jovens que tiveram sucesso empresarial, principalmente na área digital.

Fábia Chagas de Souza

Também comentou sobre o assunto, a diretora presidente da Encautech Junior Consultoria –Empresa Junior do curso de Engenharia de Controle e Automação do CEFET-MG Leopoldina –, Dalila Miranda Trindade. Ela comentou sobre os projetos que trabalham e as parcerias realizadas com empresas de Leopoldina e região.

Dalila Miranda Trindade

ACIL mais mulheres.

A diretora da ACIL Eliane de Souza Neves Angelis foi convidada para falar sobre o projeto. Ela expôs o cenário de dificuldades para as mulheres no mercado de trabalho, onde há predominância masculina nos cargos de chefia. Citou mulheres que tomaram a frente dos negócios da família, construindo marcas. Ela convocou as esposas dos empresários a participarem das reuniões periódicas da ACIL, contribuindo com idéias que agreguem valor à entidade.

Eliane de Souza Neves Angelis
 
 
 
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »