26/12/2018 às 20h12min - Atualizada em 27/12/2018 às 17h54min

Está decidido > LAC será transformada em Sociedade Anônima

Decisão foi tomada em Assembléia Geral Extraordinária realizada no dia 21 de dezembro de 2018 com apenas dois votos contrários.

Luiz Otávio Meneghite
O parque industrial da LAC fica à margem da Rodovia Rio Bahia em Leopoldina(Foto-João Gabriel Baia Meneghite)
Com apenas dois votos contrários, foi aprovada a conversão da LAC em uma Sociedade Anônima. A decisão foi tomada em Assembléia Geral Extraordinária realizada na sexta-feira, 21 de dezembro de 2018.  A informação foi dada ao Jornal Leopoldinense pelo advogado Marcos Almeida Junqueira Reis.
 
Segundo ele, “o principal objetivo de tal transformação é buscar uma melhor formatação jurídica para a busca de parceiros com interesse em investir na LAC, já que é impossível se vender parte de uma cooperativa. Já com a sua transformação em sociedade anônima, várias operações de busca de parceiros se tornam possíveis, como por exemplo um aumento de capital com  subscrição de novas ações e sua integralização por um parceiro”, explicou. 
 
Marcos Junqueira informou ao Jornal Leopoldinense que “a situação segue difícil, mas os cooperados, funcionários e a diretoria,  têm tentado de toda forma salvar a empresa, pagar seus credores, principalmente os trabalhistas, e reencontrar sua normalidade operacional”, afiançou.
 
A Cooperativa dos Produtores de Leite de Leopoldina de Responsabilidade Ltda – LAC – possui em seu quadro societário 1168 cooperados que foram convocados para participarem da Assembléia Geral Extraordinária ocorrida no dia 21 de dezembro de 2018. O primeiro item da Ordem do Dia da AGE foi exatamente a proposta de transformação da personalidade jurídica da Cooperativa para Sociedade Anônima.

O que é Sociedade anônima:

No Brasil, a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conhecida como "Lei das Sociedades por Ações" regulamenta as sociedades anônimas no país. O artigo 1º desta lei determina que:

"A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas".

As sociedades anônimas são normalmente constituídas por uma assembleia geral, um conselho de administração, um conselho fiscal e uma diretoria. Podem ser denominadas como "companhias", neste caso sob a abreviatura de "Cia.", ou como "sociedade anônima", com sigla S.A, SA ou S/A.

As sociedades anônimas podem ser de duas categorias: sociedades anônimas de capital fechado ou sociedades anônimas de capital aberto.

Sociedade anônima de capital fechado

As sociedades anônimas de capital fechado não permitem que suas ações estejam disponíveis para comercialização no mercado da bolsa de valores, por exemplo. Os recursos ficam limitados apenas entre os acionistas, ou seja, os sócios da empresa.

Sociedade anônima de capital aberto

As sociedades anônimas de capital aberto disponibilizam as suas ações para negociações nas bolsas de valores e mercados de balcão, abrindo assim os seus recursos junto ao público interessado em participar.

Sociedade anônima e Sociedade limitada

A sociedade anônima (S/A) é um modelo de empresa que funciona a partir da divisão do capital em ações, sendo os acionistas (sócios da companhia) responsáveis pelo gerenciamento da empresa. As ações de uma sociedade anônima podem estar disponíveis no mercado de ações para negociações.
A sociedade limitada (LTDA) é um modelo de empresa organizada por quotas, conhecida por Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada. Neste modelo, cada sócio é responsável por investir determinado capital na empresa e suas responsabilidades serão proporcionais à quantia investida.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »