16/01/2019 às 09h08min - Atualizada em 16/01/2019 às 09h08min

Presidente Waldair anuncia investimentos e defende diálogo entre os Poderes

“Reconheço a independência dos Poderes, mas defendo que haja uma aproximação, o que poderá gerar respostas mais rápidas para os nossos cidadãos”, disse.

Waldair B.Costa no comando da Câmara de Leopoldina(Foto-João Gabriel B. Meneghite)
Natural do distrito de Tebas, Waldair Barbosa Costa assumiu a presidência da Câmara Municipal de Leopoldina aos 54 anos. Cumprindo seu segundo mandato no Legislativo, o novo presidente é graduado em Ciências Contábeis pela UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos (atual FUPAC), desempenha atividades profissionais como contador há mais de 30 anos e atualmente é sócio-proprietário da Empresa Documental Serviços Ltda (Conjuntec).
 
Waldair Barbosa Costa é casado com Vânia Lúcia do Vale Campos Costa, pai de duas filhas – Laura e Marina - e avô da recém-chegada Manuela. Em virtude de laços familiares e de sua origem, o presidente sequencia a tradição política do distrito de Tebas de ter representatividade na Câmara Municipal.
 
Em sua carreira política, Waldair concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador em 2004 e obteve 426 votos, ficando na segunda suplência do PMDB. A primeira vitória ocorreu em 2008, pelo mesmo partido, com a expressiva votação de 822 votos (o terceiro mais votado), chegando a ocupar a Vice-Presidência da Mesa Diretora no biênio 2011/2012. Nas eleições de 2012, obteve 520 votos, ficando com a primeira suplência do PMDB. Já em 2016, foi reconduzido ao Parlamento Municipal com 584 votos na legenda do PSD. Logo após a posse, foi eleito 1º Secretário da Câmara para o biênio 2017/2018. No final do ano passado, saiu vitorioso nas eleições internas do Legislativo, assumindo a presidência da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020, com expressiva votação na qual obteve 12 votos contra 2 de seu oponente.
 
Waldair é um dos vereadores mais frequentes do Legislativo. Nos dois primeiros anos do atual mandato, atingiu a marca de 100% de presença nas 120 reuniões ordinárias e 13 sessões extraordinárias. Foi membro efetivo de importantes comissões permanentes da Câmara: Orçamento e Fiscalização Financeira; Agricultura, Indústria e Comércio; Educação e Cultura.
 
Somente em 2018, sua produção legislativa alcançou os seguintes números: 31 indicações, 23 moções de congratulações, 39 moções de pesar, 1 moção de repúdio, 1 Projeto de Lei Ordinária, 2 Projetos de Resolução, 1 requerimento à presidência da Câmara e 7 requerimentos ao Poder Executivo (pedidos de informações e/ou documentos).  Como co-autor, foram 6 indicações, 8 moções de congratulações, 31 moções de pesar, 6 moções de repúdio, 3 requerimentos à presidência da Câmara, 1 representação e 2 requerimentos ao Poder Executivo (pedidos de informações e/ou documentos).
 
Em sua primeira entrevista após tomar posse, Waldair Barbosa Costa comentou que sua candidatura à presidência da Câmara surgiu há dois anos, logo no início do mandato. “Ao longo do tempo, o meu nome foi se consolidando e ganhando apoio e adesões. Na reta final, houve algumas pressões, mas o grupo se manteve firme, sem divisões”, afirmou o presidente, salientando que, atualmente, percebe-se um clima de muita união entre os vereadores.
 
Considerado o segundo nome na hierarquia política do município, Waldair foi questionando sobre a possibilidade de assumir a prefeitura numa eventual ausência do atual prefeito. “Eu não trabalho com hipóteses. Mas, caso ocorra alguma eventualidade, eu estou preparado para assumir essa responsabilidade”, frisou.
Indagado sobre possíveis alterações na Câmara, o presidente foi enfático ao afirmar que vai manter o que vem dando certo, como as transmissões ao vivo das reuniões. Ele anunciou que incrementará o Parlamento Jovem. “Acho muito importante a inclusão dos jovens na política”. O presidente confirmou que pretende promover mudanças no Regimento Interno, principalmente no expediente da Tribuna Livre, possibilitando que o cidadão, mesmo sem estar representando alguma entidade, possa participar das reuniões. “Nosso objetivo é possibilitar uma maior aproximação da população com o Poder Legislativo”, explicou.
 
Waldair Barbosa Costa anunciou investimentos na estrutura física da Câmara, como ampliação do estacionamento, implantação do sistema de energia solar e a reforma do Posto de Identificação Civil, cujo projeto foi elaborado na gestão do ex-presidente Pastor Darci José Portella. “Tais iniciativas proporcionarão maior economia aos cofres públicos, além de conforto e comodidade ao contribuinte que procura os serviços oferecidos pelo Legislativo”, ressaltou.
 
Em relação a sua atuação parlamentar, o presidente explicou que atua em todas as áreas, mas reconheceu que tem uma ligação muito forte com o setor rural. Segundo ele, o produtor gera muita renda e pede muito pouco, ou seja, estradas em boas condições, mas é muito mal atendido. Ele defendeu um maior investimento na área rural. “Deveria ter um planejamento, pois o serviço atual é muito mal feito”, frisou.
 
Questionado sobre a crise econômica enfrentada em Minas Gerais, Waldair Barbosa Costa reconheceu que a situação dos municípios é bastante preocupante. Disse que algumas críticas são direcionadas ao Executivo, mas frisou que a realidade é complicada em virtude dos R$22 milhões de reais que não foram repassados pelo Estado ao município. “Mesmo assim, eu estou confiante em relação ao novo governo”.
 
Ao final, o presidente defendeu um maior diálogo entre o Legislativo e o Executivo. “Reconheço a independência dos Poderes, mas defendo que haja uma aproximação, o que poderá gerar respostas mais rápidas para os nossos cidadãos”, concluiu. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »