18/01/2019 às 07h36min - Atualizada em 18/01/2019 às 07h36min

OBMEP destaca alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Leopoldina

O município inscreveu todos os alunos das escolas municipais e o resultado foi surpreendente com destaque para os alunos de duas escolas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
 
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:
 
  •  Estimular e promover o estudo da Matemática;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
  • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
  • Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
 
Até o ano de 2017 o público-alvo da OBMEP era composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, a OBMEP abriu inscrições para os alunos do Ensino Fundamental I para alunos do 4º e 5º ano.
 
O município de Leopoldina inscreveu todos os alunos das escolas municipais destes anos, e o resultado foi surpreendente, em todas as escolas municipais os participantes saíram muito bem, porém em duas escolas alguns alunos se destacaram.
 
Na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Monteiro de Resende – CAIC – foram premiados 07 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das professoras Eva Aparecida da Silva e Elisângela Aparecida de Souza:
1º lugar – Ana Beatriz Domingos da Silva e Isabelly de Souza - 20 pontos
2° lugar – Lucas Gomes Guedes, Kaio Guilherme Rosa da Silva, Thaylor Diego Lombé de Oliveira, Theylon de Oliveira Silva - 19 pontos
3º lugar – Ana Luiza Cândido da Silva - 16 pontos
 
Na Escola Municipal Ribeiro Junqueira 03 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da professora Ana Paula Costa Reis:
1º lugar – Fábio Henrique Oliveira Silva - 20 pontos
2º lugar – Henry Cordeiro Saldanha - 18 pontos
3º lugar – Ryan Silva Faria Almeida - 17 pontos
 
A avaliação da OBMEP composta de 20 questões que envolvem cálculo, interpretação e raciocínio lógico matemático.
 
A Secretária Municipal de Educação, Regina Lucia Barbosa Britto de Oliveira  fez a premiação dos alunos enaltecendo a participação dos alunos, dos pais e responsáveis, dos professores e da equipe gestora das escolas.
 
Fonte> Secretaria Municipal de Educação
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »