26/01/2019 às 12h08min - Atualizada em 26/01/2019 às 12h08min

Bão Igual Bosta confirma desfile na terça de carnaval

Mesmo com dificuldades bloco mantém a tradição

Em 2018 o bloco reuniu por volta de 1.500 foliões ( Arquivo- Jornal Leopoldinense)
Por Luciano Baía Meneghite

O bloco caricato Bão Igual Bosta vai mais uma vez animar a terça-feira de carnaval em Leopoldina.  Mesmo nunca tendo recebido subvenção oficial, o bloco reúne a cada ano mais foliões. Ao som de marchinhas e sambas da animada charanga, acompanham bonecos gigantes construídos por mim e minha mãe Zezé.

Como ninguém faz nada sozinho, contamos com a ajuda de alguns colaboradores. Estamos buscando patrocínios para não deixarmos o verdadeiro carnaval morrer. O bloco é democrático e aberto a todos sem nenhum tipo de cobrança, mas vamos colocar à venda camisas para ajudar nas despesas. Quem preferir pode vir como quiser, o que vale é participar.

Haverá concentração durante toda a tarde na Rua da Maçonaria, próximo ao Bar do Emma e na Praça da Cohab Velha. O desfile tem inicio às 18h, percorrendo ruas do Pirineus e descendo até a Praça do Urubu.

Este ano teremos três novos bonecos representando Américo Silva “Merquinho”, José Heleno Lacerda “Zé Heleno Pimpão” e Homero, este último a pedido do  bloco Cooper Beer que sai na manhã de domingo, também desfilará no Bão Igual Bosta.

Bonecos são tradição antiga em Leopoldina



Para quem não sabe os bonecos gigantes fazem parte de uma tradição tão antiga no município de Leopoldina quanto em Olinda-PE. A diferença é que lá tiveram visão da importância cultural e turística dessa manifestação e aqui nunca deram o devido valor. O tradicional Clube dos Cutubas, fundado em 1925, já apresentava em seus desfiles no inicio do século XX, três bonecos: o Rei, a Lourinha e a Baiana Virgulina, esta a mais famosa.  Vitalino Duarte, o carnavalesco mais popular da história de Leopoldina também se apresentou por muitos anos com uma boneca semelhante. Nos anos 80 e 90 os bonecos ficaram ausentes do carnaval Leopoldinense. No distrito de Tebas o Bloco da Baiana  há mais de oito décadas mantém a tradição, apresentando bonecos gigantes, mulinhas e bois. Em 2003, ajudei a Maria Lúcia Braga, coordenadora da hoje extinta Usina Cultural a colocar na rua o bloco “Gigantes da Usina” com cerca de uma dezena de bonecos. Com a criação em 2006 do Bão Igual Bosta buscamos reavivar o carnaval tradicional e a cada ano apresentamos novos bonecos representando personagens populares do carnaval de Leopoldina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »