09/02/2019 às 08h52min - Atualizada em 09/02/2019 às 08h52min

Documentário sobre imigrantes italianos será exibido no dia 22 de fevereiro.

A entrada é franca, no entanto, os interessados devem buscar o seu ingresso na ACIL, instituição que organiza a Festa do Imigrante Italiano.

No dia 22 de fevereiro, serão exibidos no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira os primeiros episódios do documentário sobre a trajetória dos imigrantes italianos que viveram em Leopoldina. 
 
Trata-se de um série documental que será lançada pelo Jornal Leopoldinense, baseada nas pesquisas de Nilza Cantoni e José Luiz Machado Rodrigues, colunistas do periódico onde são publicados artigos sobre o tema há mais de 15 anos. 
 
Devido a capacidade limitada de 80 pessoas por sessão, o filme será exibido em dois horários: às 20:00 e 21:00 horas. A entrada é franca, no entanto, os interessados devem buscar o seu ingresso na Associação Comercial de Leopoldina, instituição que organiza a Festa do Imigrante Italiano. (Confira programação abaixo)
 
Sinópse
 
O historiador e genealogista José Luiz Machado Rodrigues (Luja), fala sobre os resultados dos estudos realizados em conjunto com Nilza Cantoni, explicando detalhes sobre a chegada dos imigrantes no Brasil e no município de Leopoldina, onde foi formada a Colônia Agrícola da Constança. 
 
Nestes primeiros episódios, o entrevistado relata como ocorreu a imigração, demonstrando a trajetória que os colonos tiveram até chegar em Leopoldina. Também são esclarecidos detalhes de locais onde funcionaram instituições, fazendas, colônias, lotes, entre outros.



 
Mais episódios poderão serão produzidos
 
O objetivo é produzir mais episódios sobre o tema, devido a extensão da pesquisa. Segundo João Gabriel Baía Meneghite, produtor do documentário, existe um vasto referencial bibliográfico de autoria dos pesquisadores Nilza e José Luiz, que poderão ser transformados em novos episódios. 
 
"Além disso, estamos mantendo contato com algumas famílias para ouvi-las e registrar as histórias de seus antepassados. Num primeiro momento, percebi que grande parte desconhece essas histórias e curiosidades dos seus avós e bisavós. Outros, porém, guardam na memória casos e costumes que podem enriquecer os próximos episódios do documentário. A Festa do Imigrante Italiano vai nos possibilitar estreitar contatos para as próximas entrevistas”, explicou.



Confira a Programação 2ª Festa do Imigrante Italiano de Leopoldina de 21 a 24 de fevereiro/2019 
 
21/02 QUINTA-FEIRA:
08h30 - Ato cívico Dia Nacional do Imigrante Italiano (Ginásio Leopoldinense)
20h - Roteiro gastronômico - comidas típicas (Restaurantes Credenciados)

 
22/02 SEXTA-FEIRA:
Exibição do documentário IMIGRANTES ITALIANOS “A trajetória dos colonos que viveram em Leopoldina” (Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira)
20h - 1ª Sessão :: ingressos gratuitos na ACIL
21h - 2ª Sessão :: ingressos gratuitos na ACIL
21h - Roteiro gastronômico - comidas típicas (Restaurantes Credenciados)


 
23/02 SÁBADO:
19h - Apresentações Culturais Conservatório de Música Lia Salgado (Praça Félix Martins - Leopoldina/MG)
20h – Grupo de Dança Tarantolato de Juiz de Fora/MG (Praça Félix Martins - Leopoldina/MG)
21h - Roteiro gastronômico - comidas típicas (Restaurantes Credenciados)

 
24/02 DOMINGO:
Jornada Caminho do Imigrante Italiano
“Igrejinha da Onça em Leopoldina até a praça de Tebas”
 
08h30 – Saída grupo de Caminhada
09h30 – Saída grupo de Bike
11h – Festival de Macarronada na praça de Tebas
11h – Exposição de Veículos Antigos na praça de Tebas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »