28/02/2019 às 15h52min - Atualizada em 28/02/2019 às 15h52min

Loja Maçônica 27 de Abril comemora 65 anos em Leopoldina.

João Gabriel B. Meneghite
Fundada em 21 de fevereiro de 1954, ano em que Leopoldina comemorava 100 anos de emancipação político-administrativa, a Loja Maçônica 27 de Abril teve sua primeira reunião em 31 de janeiro 1954, conquistando o brevê constitutivo em 28 de maio de 1954  e a sagração de seu templo em 18 de setembro de 1954.

O primeiro Venerável foi Átila Lacerda da Cruz Machado e hoje é administrada pelo Venerável Ricardo Carvalho Gomes, que presidiu a solenidade de comemoração dos 65 anos da Loja Maçônica 27 de Abril.

A reunião aconteceu na terça-feira, 26 de fevereiro de 2019, em sua sede, situada à Rua Coronel Olivier Fajardo, centro de Leopoldina. Estiveram presentes representantes das Lojas Maçônicas Paladinos da Liberdade, de Leopoldina; Loja Obreiros da Paz nº 13,  Loja Cataguasense e Labor e Civismo nº 53, todas de Cataguases; também marcaram presenças os representantes da Loja Tolerância, Justiça e Liberdade, do município de Recreio e das Lojas Missionários da Luz e Adglória Ed. Sapiente, de Muriaé.

A Loja Maçônica 27 de abril recebeu homenagens de todos os representantes, sendo também entregues certificados pelos relevantes serviços prestados, em especial a comunidade leopoldinense.


O senhor José Odilon Benevenute, da Loja Maçônica Labor e Civismo nº 53, do município de Cataguases, fez a entrega de um certificado ao Venerável Mestre Ricardo Carvalho Gomes.



O senhor Mauro Rubens Madaleno, da Loja Maçônica Obreiros da Paz nº 13,  no momento da entrega do certificado ao Venerável Mestre Ricardo Carvalho Gomes.


No transcurso dos 65 anos da Loja Maçônica 27 de Abril, os maçons são convidados a refletir e analisar as ações praticadas, corrigindo e empenhando-se para tornarem úteis à Maçonaria Universal, ao país e a comunidade na qual está inserida, em especial aos desafortunados, alvo de suas campanhas humanitárias.

Apesar de não ser uma entidade filantrópica, a instituição segue alguns preceitos sociais e tem deixado uma contribuição de extrema importância para a nossa sociedade, com diversas campanhas já realizadas que beneficiaram instituições e pessoas que precisam de ajuda.

O Venerável Ricardo Carvalho Gomes comentou sobre algumas ações da maçonaria em Leopoldina, como a criação de um pórtico no acesso da cidade, em parceria com a Loja Maçônica Paladinos da Liberdade; sorteios beneficentes de prêmios com renda revertida para a APAE de Leopoldina; Natal Solidário e campanhas assistenciais com crianças residentes em bairros carentes; parceria com o Lions Clube Leopoldina na ‘Campanha da Visão’, realizando eventos para angariar fundos para essa ação; e dezenas de ações semelhantes com o objetivo de ajudar ao próximo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »