20/03/2019 às 10h23min - Atualizada em 20/03/2019 às 10h23min

Rádio Web do Colégio Equipe de Leopoldina já está no ar

A rádio funciona em um prédio situado praticamente ao lado da escola, onde foi possível construir um acesso ao imóvel dentro da própria unidade de ensino.

João Gabriel B. Meneghite
Rodrigo Ramos (E), com a equipe técnica verificando os últimos detalhes para o lançamento do projeto.
Entrou no ar nesta quarta-feira, 20 de março de 2019, a Rádio Web do Colégio Equipe, escola da rede particular de ensino de Leopoldina. O projeto foi construído e aperfeiçoado pela direção, professores, alunos, funcionários e técnicos em diversas áreas. 
 
O diretor Rodrigo Baptista Ramos comentou que a escola mantinha um programa semanal na Rádio Cidade Leopoldina 104,3 FM e resolveu investir numa estrutura própria para ampliar os trabalhos, envolvendo os estudantes e a comunidade. 
 
Ele disse que o 'Equipe na Rádio' teve início em 2014, com uma participação especial no programa Céu Azul, de Paulo Henrique. Posteriormente, com um horário próprio na emissora, foi possível ampliar as pautas, com assuntos relacionados à educação, cultura, esporte e lazer, entre outros.
 
Neste ano, após um período de estruturação do espaço físico, investimento em equipamentos e planejamento com a equipe técnica, foi inaugurada oficialmente a Rádio Web, que pode ser acessada pelo seguinte endereço: www.radioequipeleopoldina.com
 
O novo modelo do projeto foi reescrito pelos professores Rodrigo, João Paulo, Márcia, Adriana, Celeste, Vaninha e Mônica. A rádio funciona em um prédio situado praticamente ao lado da escola, onde foi possível construir um acesso ao imóvel dentro da própria unidade de ensino. 
 
O design gráfico Cristiano Fófano contribuiu com a criação da logomarca, layout do site e a comunicação visual do ambiente, criando um lindo cenário com imagens de Leopoldina e recortes de fotografias com dezenas de entrevistados que participaram de edições do programa 'Equipe na Rádio'. 
 
A parte técnica dos sistemas implantados são de responsabilidade do atuante Cassiano Bonim, profissional de tecnologia da informação.
O experiente radialista Alexandre Méscolin cuidou de toda parte técnica de estruturação de áudio. 
 
A rádio também contará com a transmissão de vídeo, onde os internautas poderão ver e escutar as entrevistas que serão postadas em seu site. Para isso, conta com o suporte de Rodrigo Rodrigues, cinegrafista da extinta TV Cidade e também do canal esportivo Sportv. Atualmente ele é proprietário da Focus Foto & Vídeo. 
 
Os alunos ajudaram na organização da grade de programação e playlist de músicas. Além disso, participarão das entrevistas, formatando perguntas e estudando pautas.
 
A programação conta com três programas autorais, com periodicidades diferentes, além das playlists de músicas atualizadas diariamente, tocadas automaticamente por um Auto DJ.
 
Segundo Rodrigo Ramos, haverá um momento denominado Intervalo Musical, controlado por um aluno que poderá interagir com os colegas através do sistema de áudio implantado no pátio de recreação. De dentro do estúdio, ele terá acesso às imagens do sistema de monitoramento de vídeo do ambiente onde os alunos ficam concentrados no intervalo. 
 
"Fizemos um teste e constatamos que alunos tímidos se soltaram em frente ao microfone, nos revelando qualidades antes não percebidas. Nossa intenção é sempre estar numa escola feliz",comentou. 
 
Confira os programas da Rádio Web 

 
Café.com

Programa de entrevistas com envolvimento dos professores e alunos nas elaborações das pautas, perguntas e participações nas gravações. Os temas abordados são diversos, sempre ligados às áreas cultural, artes, lazer, esportes, entre outros. 
 
A primeira entrevista já foi gravada com o coordenador da Casa de Leitura Lia Botelho, Alexandre Carlos Moreira, Curador da Exposição 'Ouro de Minas', inaugurada também nesta quarta-feira, 20 de março de 2019. A entrevista será veiculada hoje, às 19:00 e ficará disponível no site da rádio para ser exibida a qualquer momento. 
 
Bandas Daqui

É um programa coordenado por Leo Nogueira, produtor de bandas, que mantém uma página muito conhecida nas redes sociais que valoriza os músicos de nossa região. Agora, ele estará à frente desse novo projeto na Rádio Web do Colégio Equipe todas as semanas.
 
Rádio na Veia
 
Conta história do rádio em Leopoldina. Será um programa quinzenal, onde serão entrevistados radialistas que marcaram épocas. Foram catalogados mais de trinta profissionais, que serão convidados em momentos oportunos. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »