24/03/2019 às 10h06min - Atualizada em 24/03/2019 às 10h06min

Exposição do cavalo Mangalarga movimenta o turismo e aquece a economia em Leopoldina

A programação com concursos de marcha e julgamentos de morfologia, começou dia 20 de março de 2019, e foi até sábado dia 23.

Kalon Moraes (*)

Até sábado, o Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, promoveu a Exposição dos Criadores e Usuários do Cavalo Mangalarga Marchador da Zona da Mata Mineira. O evento promovido com chancela da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador e apoio da Cooperativa Leste,  foi realizado pela Associação dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador da Zona da Mata Mineira e reuniu mais de 200 animais. O público formado por criadores, expositores, tratadores e visitantes, superaram as expectativas e o comércio local, como a rede hoteleira, bares, restaurantes e postos de combustíveis, apresentaram resultados positivos.     
                                                                                                                     
A programação com concursos de marcha e julgamentos de morfologia, começou dia 20 de março de 2019, e foi até sábado dia 23, quando aconteceram as finais dos julgamentos.

Para o presidente da Cooperativa Leste e criador de Mangalarga Marchador Pedro Augusto Junqueira Ferraz, o agronegócio do cavalo é um setor crescente. " Estamos felizes em apoiar e participar desta grandiosa exposição, com animais de alto nível, vindos de várias partes do Brasil e com um número de participantes, bem acima das expectativas. O setor do cavalo movimenta bilhões por ano em todo o país e gera milhares de empregos diretos e indiretos. Essa estrutura é mantida através de receitas provenientes de leilões, cavalgadas, campeonatos e exposições como essa que aconteceu aqui no nosso município", destaca Pedro Augusto.

A força do setor, segundo os organizadores da exposição e membros da ACCMMZMM, Júlio Jendiroba, Fabiano Calil e Marcinho Lopes, pode ser constatada por meio do aumento do crescente número de novos associados da ABCCMM, que têm registrado em média, centenas de novos criadores. O Brasil possui o terceiro maior rebanho de equinos do mundo, e segundo dados do Estudo do Complexo do Agronegócio Cavalo, realizado pela Escola Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo - ESALQ/SP, esse mercado é responsável por movimentar um montante de mais de R$ 16 bilhões ao ano.




(*) Assessoria de Imprensa da Coopleste.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »