27/03/2019 às 16h20min - Atualizada em 27/03/2019 às 16h20min

Presidente da Câmara promove inclusão no Parlamento Jovem 2019

O convite para que a APAE participasse desta edição do PJ foi uma iniciativa de Waldair Barbosa Costa.

Waldair falando ao estudantes na 1ª Oficina do Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem de Minas, programa de formação política de estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, está sendo tratado como prioridade pelo atual Presidente da Câmara de Leopoldina, Waldair Barbosa Costa.
 
Além de ter presidido a sessão de lançamento oficial do programa, o parlamentar também prestigiou a primeira oficina temática, ocorrida no dia 21 de março, e deixou uma mensagem de apoio do Legislativo ao projeto e de incentivo aos estudantes que participam desta 16ª edição.
 
E o apoio hipotecado não fica apenas nas palavras, mas principalmente em suas ações. Uma das grandes novidades do PJ neste ano somente foi possível graças ao empenho pessoal do vereador. O convite para que a APAE participasse desta edição do PJ foi uma iniciativa de Waldair Barbosa Costa. Depois de realizar uma visita à sede da entidade, o vereador percebeu que seria importante oportunizar a participação dos estudantes no projeto. “Será uma experiência transformadora para todos os estudantes, não somente para os alunos da APAE. As oficinas do PJ proporcionarão ambientes de convivência, ensino e aprendizagem, sem discriminação e com parceria entre os participantes”, salientou Waldair Barbosa Costa.
 
Numa reunião com os coordenadores municipais, o Presidente da Câmara apresentou esta sugestão que foi encaminhada à coordenação regional do Pólo Zona da Mata I, do qual Leopoldina faz parte, que deu seu aval para a participação da APAE no âmbito municipal. “Inicialmente a participação será apenas nas atividades municipais. Entretanto, não tenho dúvidas de que esta iniciativa inédita de Leopoldina vai inspirar outros municípios e, nos próximos anos, passará a ser regra ao invés de exceção”, destacou o vereador.


 
Recente visita à APAE

O convite à APAE teve uma grande repercussão. Já na solenidade de lançamento do programa, alguns convidados destacaram a feliz iniciativa da Câmara. No momento de oficializar o convite, a reação dos diretores da entidade foi de grande entusiasmo. “É a realização de um sonho”, afirmou Vânia Bittencourt Azevedo, uma das monitoras da entidade no PJ.
 
Na avaliação do Presidente, como discutir a “Discriminação Étnico-Racial” sem promover a inclusão. “É um grande desafio que coloco para o PJ neste ano. Além disso, espero que sirva de exemplo para os jovens que almejam alçar grandes voos a partir da experiência adquirida no programa”, comentou o vereador.
 
Waldair Barbosa Costa também protagonizou outra iniciativa de grande relevância para a consolidação do Parlamento Jovem em Leopoldina. Junto com os demais membros da Mesa Diretora, foi elaborado e apresentado aos vereadores o Projeto de Resolução nº 05/2019, autorizando a adesão e participação da Câmara de Leopoldina ao PJ. Com a aprovação unânime da matéria, o Legislativo está autorizado a disponibilizar sua estrutura física, administrativa e assessoria, bem como todo o material necessário para o desenvolvimento das atividades do Parlamento Jovem. A Câmara passa a ter uma dotação orçamentária própria para manutenção do projeto.
 
“Desta forma, consolidamos o PJ em Leopoldina não apenas neste ano, mas também para o futuro. Trata-se de um importante instrumento que provoca o protagonismo juvenil nas escolas do município. Nossa gestão deixa claro que entende a importância do programa e os benefícios proporcionados aos participantes”, concluiu Waldair Barbosa Costa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »