05/04/2019 às 09h42min - Atualizada em 05/04/2019 às 09h42min

Com ações da Prefeitura, agricultura familiar se fortalece na Comunidade dos Coelhos

Além da manutenção das estradas e pontes, vários agricultores e produtores familiares estão recebendo a Patrulha Rural Mecanizada em suas propriedades.

Iago Geraldo Xavier e Kalon Moraes (*)
 
Mesmo com todas as dificuldades impostas pela falta de repasse que acumula mais de 20 milhões em dívidas do Estado com o município, a agricultura familiar prospera em várias regiões de Leopoldina. Grande parte desse desenvolvimento se deve pela assistência da Secretaria Municipal de Agricultura às famílias agrícolas interessadas em prosperar a partir do manejo com a terra.
 
A Secretaria de Agricultura tem se tornado uma importante ferramenta do Poder Executivo Municipal para viabilizar e incentivar o setor, com serviços promovidos por sua Patrulha Rural Mecanizada. Além de manter as estradas vicinais em condições de escoar a produção agrícola e pecuária, pontes e mata burros são recuperados para garantir também, o transporte escolar e o fomento ao turismo rural, com segurança.
 
Outro avanço comemorado pelos agricultores familiares são os serviços oferecidos pelos tratores e seus equipamentos, que permitem através do preparo da terra, um custo mais competitivo para a produção de alimentos.
 
Na Comunidade dos Coelhos, a produção através da agricultura familiar, apresenta grande diversidade de produtos. "São das pequenas áreas rurais conduzidas pelas famílias, que saem vários produtos, como frutas, hortaliças, legumes, ovos, doces e raízes para a Feira Livre, também conhecida como feirinha do produtor", explica Elvina Guerra - Presidente da Associação da Comunidade.
 
De acordo com Sebastião Reis, da Fazenda Santiago, vice presidente da Associação, com o apoio da Prefeitura de Leopoldina, tudo tem ficado mais fácil. " A nossa Comunidade dos Coelhos sempre foi grande produtora de leite e carne, e a manutenção das nossas estradas é de fundamental importância para o escoamento da produção, que agora através da agricultura das famílias de pequenos e médios produtores, estão produzindo alimentos, madeira e palitos para várias partes do país", destaca o vice-presidente.
 
Antônio Carlos Barbosa Pessoa e seu irmão Elói, agricultores familiares, atribuem esse apoio da Prefeitura, a um papel social e econômico. " ... a agricultura familiar é diversa, forte, gera emprego e produz alimentos saudáveis livres de venenos. Aqui nós trabalhamos na terra que pertence a nossa família, há várias gerações e nossa produção é feita pelos irmãos, filhos e cunhadas. O que produzimos tem bastante saída, e a tendência é o mercado consumidor crescer ainda mais. Essa assistência da Prefeitura com máquinas, tratores e implementos, nos ajuda social e economicamente, pois nos possibilita preços mais competitivos, que nos proporciona melhores condições de vida", explicam os irmãos. 
 
A agricultura familiar tem dinâmica e características distintas em comparação à agricultura convencional, nela, a gestão da propriedade é compartilhada pela própria família e a atividade produtiva é a principal  fonte geradora de renda. Para o secretário Alfredo Mendes do Vale, promover o agricultor familiar é resgatar a tradição e manter as famílias no campo. " Esses produtores são pessoas que tem aptidão para lidar com a terra, e são geradores de renda. Estamos vendo aqui homens e mulheres se esforçando para tirar o sustento da família do pedaço de terra que pertenceu a seus pais, e muitas vezes a seus avós. Isso mantêm viva a tradição familiar, e evita o êxodo rural", ressalta o secretário.
 
Para o comerciante de madeira Marcelo Alves, do município de São Domingos, manter a infraestrutura no acesso à Comunidade em boas condições é garantir desenvolvimento. " A Secretaria de Agricultura de Leopoldina está de parabéns, sou fornecedor de lenha para as caldeiras de várias empresas na região, como a APA, por exemplo e estou sempre transportando eucalipto produzidos nas comunidades e distritos, e percebo a preocupação com a manutenção das vias rurais. Isso garante emprego e renda aos produtores, que produzem eucalipto, abóbora, quiabo, jiló, mandioca, inhame, banana, palito de bambu, hortaliças, ovos e frangos caipiras, além de uma grande variedade de frutas, que precisa da estrada para chegar até o consumidor" explica o comerciante.
 
Além da manutenção das estradas e pontes, vários agricultores e produtores familiares estão recebendo a Patrulha Rural Mecanizada em suas propriedades.  
 
(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »