15/05/2019 às 09h05min - Atualizada em 15/05/2019 às 09h05min

Leopoldina realiza sua V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Evento aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade reunindo 109 participantes dentre representantes do governo e da sociedade civil organizada.

Iago Geraldo Xavier (*)
 
Com o tema “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”, o evento preparatório para as Conferências Estadual e Nacional aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade no dia 08 de maio, reunindo 109 participantes dentre representantes do governo e da sociedade civil organizada.
 
Fizeram composição da mesa de abertura os senhores: Renan Guimarães de Oliveira, Diretor da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina,  João Geraldo Nogueira: Presidente do Conselho Municipal do Idoso e a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria do Carmo Brandão Vargas Vilas. 
 
Na abertura do evento, Renan Guimarães de Oliveira, disse que o rápido processo de envelhecimento populacional representa hoje um dos principais desafios para o sistema de saúde brasileiro, apresentando a necessidade de se dar maior atenção a essa nova demanda que surge com esse cenário atual. 
 
As discussões foram organizadas em 04 eixos temáticos, definidos em instâncias nacionais, também foram adotados pelos municípios e estados, sendo eles: 1) Direitos Fundamentais na Construção e Efetivação das Políticas Públicas; 2) Educação: assegurando direitos e emancipação humana; 3) Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e 4) Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas. 
 
A Secretária Municipal de Assistência Social mencionou que “a conferência representa um espaço de debate coletivo para que haja uma participação social mais representativa e efetiva das pessoas idosas, destacando que nesta V Conferência do Idoso foi possível contar com a participação efetiva dos idosos do município integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado nas 03(três) unidades de CRAS Bela Vista/ Quinta Residência e Alto do Cemitério) e os idosos que participam do Centro de Convivência da Terceira Idade, tendo os mesmos constituído a maioria dos participantes no evento. Ressaltou ainda que as deliberações foram de extrema importância para a eleição de prioridades políticas para os governos e para as organizações da sociedade civil que prestam atendimento ao idoso ".
 
Durante a conferência foram eleitos delegados para representar o Município na etapa Estadual, que acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto de 2019. A Conferência Nacional está prevista para acontecer no dia 15 de novembro de 2019.
 
(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »