23/05/2019 às 20h07min - Atualizada em 23/05/2019 às 20h07min

Estudantes da UEMG acompanham reunião da Câmara de Vereadores de Leopoldina

Acompanhados pelo professor Jardel, alunos assistiram à reunião da Câmara e esclareceram dúvidas com os vereadores acerca da dinâmica do processo legislativo.

Os estudantes que estavam acompanhados pelo professor Jardel Costa Pereira(e).
Estudantes do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, unidade Leopoldina, compareceram à Câmara e estiveram acompanhando a sessão ordinária realizada no dia 13 de maio. Após o encerramento da reunião, os vereadores continuaram no plenário e estabeleceram um diálogo com os estudantes que estavam acompanhados pelo professor Jardel Costa Pereira.

Ao se dirigir aos parlamentares, o professor informou que a UEMG está completando 8 anos no município e 30 anos do Estado. Segundo ele, a universidade possui cinco campus em Belo Horizonte, quinze unidades no interior do estado, está presente em 16 municípios e possui 21.747 alunos. O educador acrescentou que a unidade de Leopoldina possui alunos de Cataguases e de outros municípios da região, e que o corpo docente é formado por professores efetivos, sendo que 90% deles possuem curso de doutorado.

Jardel Costa Pereira explicou que os estudantes estão cursando a disciplina “Estado, Educação e Políticas Públicas, Políticas Afirmativas e Direitos Humanos” e que o objetivo ao visitar a Câmara foi conhecer a dinâmica do processo legislativo, pois alguns nunca tiveram a oportunidade de acompanhar uma reunião dos vereadores.

O professor ressaltou que a UEMG precisa muito do apoio parlamentar, pois atualmente percebe-se o interesse do Governo do Estado de unir UEMG com a UNIMONTES e de promover o enxugamento de unidades. Ele disse considerar o apoio político importante para assegurar o valor e a integridade das universidades.

Segundo Jardel, apesar de não ter sede própria, a unidade de Leopoldina abre anualmente 40 vagas e está com todas as turmas lotadas. Ele informou que foi aprovado um curso de especialização em História e já há uma proposta de apresentação de um curso de graduação em Agronomia, que era um sonho da primeira diretora da unidade, Dra. Beatriz Bento.

Também esteve presente a ex-vereadora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz que, ao ser convidada para se pronunciar, relatou como foi o processo de implantação da UEMG em Leopoldina e registrou que um dos objetivos da universidade é ajudar no crescimento da região. Ao final, lançou um desafio aos atuais vereadores para que procurem viabilizar um novo espaço e novos cursos para a UEMG.

Durante o encontro, os vereadores se revezaram em pronunciamentos de apoio à universidade. Eles reconheceram a importância da UEMG para Leopoldina e salientaram que foi um das conquistas mais importantes para o município. Foi destacado o empenho da ex-vereadora Lourdes Beatriz e da primeira diretora, Dra. Beatriz Bento, além do envolvimento e do suporte da Câmara Municipal de Leopoldina, na presidência do vereador Antônio Carlos Martins Pimentel.

Em seguida, os vereadores se colocaram a disposição dos estudantes, responderam os questionamentos e esclareceram as dúvidas sobre o funcionamento do Poder Legislativo. Ao final, o Presidente da Câmara agradeceu a visita e a participação dos estudantes, renovando o convite para que voltem outras vezes.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »