29/05/2019 às 13h31min - Atualizada em 29/05/2019 às 13h31min

Leopoldina é destaque na ‘Festa dos Carros de Boi de Raposo’

Antigamente, o carro de bois era um dos principais meios de transportes das produções das fazendas, atualmente, ainda é utilizado nos meios rurais. O "canto, lamento ou gemido", som característicos, fazem parte da cultura.  

Pedro Rezende do Carmo, de Leopoldina, é um apaixonado por carros de bois, tanto é que participa dos eventos em diversas regiões. Sua propriedade rural fica na região das Palmeiras e a sua família preserva a tradição e o amor pelos animais perpassa gerações.

Assim como Pedro, tantos outros fazem parte da União dos Carreiros, entidade com participação de criadores da região das Palmeiras, município de Leopoldina ; Conceição da Boa Vista, distrito de Recreio; Itapiruçu e Cisneiros, distritos de Palma.

Entre os dias 24 e 26 de maio, o distrito de Raposo, em Itaperuna, Rio de Janeiro, sediou a 57ª edição da 'Festa dos Carros de Boi de Raposo', que reverencia a tradição do carro de bois, fundamental para o sustento de muitas famílias no passado.

Mais de cem carros de bois desfilaram, tendo como destaques os animais, os carreadores e candieiros de Leopoldina, que foram contemplados entre os primeiros colocados.

Confira o resultado:

2° lugar
Carreado por Zé.
Candieiro: Olimpio

 
4° lugar
Carreado por Roberto
Candieiro: Ganso

 
5° lugar
Carreado por Nedio
Candieiro: Pretinho

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »