04/06/2019 às 09h47min - Atualizada em 04/06/2019 às 09h47min

Professor leopoldinense conclui Mestrado em Educação Tecnológica no CEFET de BH

Pedagogo Vinícius Campos de Oliveira fez pesquisa sobre o ensino de Matemática por meio de softwares educativos.

No último dia 20 de maio de 2019, o professor e pedagogo Vinícius Campos de Oliveira concluiu seu Mestrado em Educação Tecnológica no CEFET-MG – Campus II – Belo Horizonte.
 
Vinícius é natural de Leopoldina-MG e possui Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Matemática, em Pedagogia e em Informação e Comunicação – Habilitação em Informática e Computação, além de estar cursando Bacharelado e Licenciatura em Administração.
Durante sua trajetória acadêmica, percorreu estudos em especializações lato sensu nas áreas de sua formação. No mestrado, o professor desenvolveu estudos na Linha de Pesquisa Práticas Educativas na Ciência e na Tecnologia.

A escolha pelo tema desenvolvido na dissertação está diretamente relacionada às suas três formações acadêmicas (Matemática, Informática e Pedagogia) e aos estudos e atividades realizadas durante a trajetória como educador. A intenção era reunir tecnologias e matemática e aplicá-las no processo de ensino e de aprendizagem, assim, dando continuidade às pesquisas acerca desse tema.

De acordo com Vinícius, sua pesquisa de mestrado teve como objetivo investigar uma forma de como utilizar o softwareGeoGebra no processo de ensino e de aprendizagem da Função Afim destinada a estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio de uma instituição da Rede Pública Estadual de Educação de Minas Gerais no intuito de favorecer a aprendizagem.

De agosto à novembro de 2016 cursou a disciplina “TAET: Bases e Princípios da Educação Profissional e Tecnológica” do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG ofertada no Campus Leopoldina. Em novembro desse mesmo ano participou do processo seletivo para aluno regular desse curso ofertado no Campus Belo Horizonte e foi aprovado.
 
Durante o mestrado, o pesquisador realizou uma pesquisa de campo com os alunos do Curso Técnico em Administração da Escola Estadual “Sebastião Silva Coutinho” em Leopoldina-MG e com a defesa da Dissertação “Ensino da função afim para estudantes da educação profissional técnica de nível médio com a utilização do Software GeoGebra.”conquistou o título de Mestre em Educação Tecnológica.
 
Atualmente, o Prof. Me. Vinícius Campos de Oliveira é professor de Matemática, Jogos Matemáticos e Desenho Geométrico da Rede de Ensino Apogeu Novo Horizonte, é professor de Matemática Aplicada do Instituto de Educação Metodista John Wesley, é professor de Aplicativos Informatizados da Administração do Curso Técnico em Administração da E.E. “Sebastião Silva Coutinho” e professor de Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal em Nível Médio da E.E. “Luiz Salgado Lima”.
 
“É um sentimento inexplicável que sinto nesse momento. Sinto-me gratificado e honrado de poder contribuir com o desenvolvimento do País por meio das minhas pesquisas, e mais honrado ainda de ter tido a oportunidade de cursar um mestrado federal do nível do CEFET-MG e ainda em poder provar, cientificamente, que o uso de softwares educativos contribui favoravelmente nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática (que é uma disciplina importantíssima do currículo escolar) produzindo uma aprendizagem significativa defendida pelo teórico David Ausubel. Eu agradeço muito a Deus, pois foi Ele quem me sustentou até aqui me dando forças, sabedoria, ânimo e coragem para seguir ao fim dessa longa e gratificante trajetória.”, declarou o agora Mestre em Educação Tecnológica, Vinícius Campos de Oliveira.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »