11/06/2019 às 18h30min - Atualizada em 11/06/2019 às 19h03min

Presidente da Coopleste divulga programação da 83ª Expoleo

A entrada será franca e os portões serão abertos durante toda a sua programação.

João Gabriel Baia Meneghite
Pedro Augusto Junqueira Ferraz, presidente da Coopleste.
O Presidente da Cooperativa Agropecuária Região Leste de Minas Gerais, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, divulgou nesta segunda-feira, 10 de junho, a programação técnica e dos shows da 83ª Expoleo, que acontecerá entre os dias 06 e 14 de julho de 2019.

A Exposição de Leopoldina é considerada o maior evento agropecuário da Zona da Mata Mineira, por congregar dezenas de atrativos para o agronegócio, gastronomia, cultura e entretenimento.

É realizada durante uma semana no amplo Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, localizado no centro da cidade, que dispõe de uma infraestrutura para receber milhares de pessoas.

 “É uma mistura entre o homem do campo e da cidade, marcando de uma maneira muito nítida o propósito deste evento, de mostramos para a população o trabalho desenvolvido no campo, base da economia brasileira e de nosso município”.

Pedro comentou que existe um esforço muito grande de muitas pessoas para a realização da Exposição, tendo em vista a escassez de recursos, por consequência da crise que o país atravessa, refletindo diretamente no evento. Apesar disso, a entrada será franca e os portões serão abertos durante toda a sua programação.

“Fé, trabalho e paixão são os nossos principais ingredientes para viabilizarmos a 83ª Exposição Agropecuária de Leopoldina. Estamos trabalhando muito, somos apaixonados pelo que fazemos e não vamos deixar essa chama apagar, realizando em nossa cidade a maior exposição agropecuária da Zona da Mata Mineira, com uma festa completa”, comentou.

DESFILE DE CARROS DE BOIS

O desfile está na sua segunda edição, tendo em vista o sucesso do ano anterior. Carreiros e carreadores sairão da Igreja do Rosário, percorrendo o centro da cidade, até chegar ao Parque de Exposições. Neste ano, as candidatas ao concurso de ‘Miss Expoleo 2019’ também participarão do cortejo, que acontecerá no dia 07 de julho, a partir das 09h00min da manhã.

ABERTURA

Também no dia 07 de julho, logo após o desfile de carros de bois, acontecerá a abertura oficial da 83ª Exposição Agropecuária de Leopoldina, com discursos e descerramento da fita inaugural.

 
PROGRAMAÇÃO TÉCNICA

83ª Concurso Leiteiro
É um evento dentro da programação da Exposição Agropecuária que está em sua grade de programação desde a primeira edição da festa. É o concurso leiteiro mais antigo do Estado de Minas Gerais. Como forma de valorização do produtor, a Coopleste pagará R$3,00 por litro produzido durante o evento.
 
40ª Exposição Oficializada do Cavalo Mangalarga Marchador e 1ª Feira do Cavalo Mangalarga Marchador
 A história do cavalo Mangalarga Marchador tem raízes em Leopoldina, por ter sido um dos municípios referências na criação da raça, principalmente no desenvolvimento de linhagens como Abaíba, conhecida em todo o país. A Coopleste preserva a tradição e realizará uma exposição oficializada, que ocorre entre os dias 10 e 13 de julho. Já a 1ª Feira do Cavalo Mangalarga Marchador será realizada no dia 11 de julho.
 
15ª Mostra de Caprinos
Um pavilhão inteiro com caprinos demonstra vasto potencial do agronegócio de Leopoldina, que tem criadores que produzem leite e derivados. A 15ª Mostra de Caprinos acontece durante toda a programação da Expoleo 2019.
 
8ª Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas
Diversas empresas parceiras da Coopleste exibem os seus produtos para os produtores, ofertando preços competitivos durante o evento, oportunizando ao produtor fechar bons negócios.
 
8ª Exposição de Ovinos
A criação de ovelhas e carneiros são uma das primeiras explorações animais feita pelo homem e nos tempos atuais é uma atividade rural ligada à produção de alimentos de origem ovina como carne, leite, além de outros produtos como a lã, extraída desses animais.
 
6ª Expo Flores e Mudas Ornamentais
A exposição de flores e mudas ornamentais é uma oportunidade única para adquirir flores nativas de diversas regiões. É realizada durante a programação da Expoleo 2019.
 
8ª Exposição Ranqueada da Raça Girolando
Durante a programação, serão julgados centenas de animais. A Exposição Ranqueada da Raça Girolando é uma parceria com a Associação dos Criadores Girolando Sem Fronteiras. Receberá animais que representam o que há de melhor na raça Girolando, demonstrando a importância deste segmento do agronegócio na região, destacada bacia leiteira do sudeste brasileiro.
 
4ª Exposição e 3º Leilão do Cavalo Pampa
No passado, existiam poucos criatórios da raça do cavalo Pampa, principalmente em nossa região. Ao longo dos anos, foram surgindo muitos criadores, tanto é que um das maiores exposição de Minas, a de Leopoldina, passou a sediar a mostra desses animais, que acontece neste ano entre os dias 05 e 07 de julho. Também acontecerá o 3º Leilão do Cavalo Pampa.
 
1ª Cãominhada e Feira de Cães de Raça
É perceptível o número expressivo de pessoas que gostam de cuidar de seus cães, tanto é que em Leopoldina, existem muitas clínicas e lojas especializadas. Considerando o número de apaixonados por esses animais, a Coopleste incluiu na programação a 1ª Cãominhada, com desfile no dia 14 de julho, às 09h00m, saindo da Praça Felix Martins em direção ao Parque de Exposições, onde acontecerá a Feira de Cães de Raça.
 
4º Treinamento de Pássaros de Canto
Reúne criadores de pássaros como coleiro e trinca ferro de várias cidades, inclusive Leopoldina, município que se destaca na quantidade de criadores. São destacadas a quantidade e qualidade dos cantos dos pássaros.
 
Exposição de Aves Exóticas e 1º Encontro de Criadores de Nagasaki
Neste ano, outra atração incluída na vasta programação é a Exposição de Aves Exóticas, com uma mostra de várias espécies. Além disso, será realizada a 1º Feira de Criadores de Nagasaki, uma ave exótica (garnisé) que veio do exterior, hoje, muitos brasileiros a criam.

Seminários e palestras
Tecnologias, gestão, mercado, produção e tendências são alguns dos temas discutidos com especialistas de diversas áreas. As palestras ocorrem em diversos momentos durante a programação da Expoleo 2019.

Feira da Agricultura Familiar
Durante o evento, o estande da EMATER recebe muitos produtores da agricultura familiar, que exibem e vendem a sua produção para o grande público que visita o Parque de Exposições.

Feira de Artesanato
Artesãos locais e da região contam com um espaço para vender os seus produtos.

5º Leilão de Nelores e Cruzados
O empreendedor do campo terá a oportunidade de adquirir animais comerciais da raça Nelore e cruzados.
 
PROGRAMAÇÃO MUSICAL

DJ Open Format
São profissionais que atuam como Deejay que não se prende apenas a um estilo de música, com vasto conhecimento musical e técnicas apuradas. O DJ Adriel, revelação neste segmento, que já participou de grandes eventos nacionais, fará a abertura dos principais shows da EXPOLEO 2019.

Clique aqui e confira o vídeo.

Sertanejo
Trata-se de exposição agropecuária, portanto, o sertanejo, em seus mais variados estilos, será um dos gêneros musicais com maior presença. 

No sertanejo universitário, os carismáticos irmãos Júnior & Gustavo, do interior do Rio de Janeiro, se apresentarão no dia 06 de julho, sábado;



Para quem gosta de uma moda de viola ou música caipira tradicional brasileira, o Festival de Viola reúne expoentes de toda a região para o concurso que tem à frente o produtor Aristides Braz. Acontecerá no dia 10 de julho, quarta-feira;

Um estilo eclético, desde canções do Sertanejo Universitário ao domínio do tradicional gênero, é do cantor leopoldinense Luan Severo, artista muito requisitado no interior do Estado do Rio de Janeiro. Ele fará sua apresentação na terra natal no dia 12 de julho, sexta-feira;


Outra dupla conhecida, vencedores do concurso Garagem do Faustão, é Relber & Allan, de Ipatinga, região do Vale do Aço de Minas Gerais. Além do programa de televisão que deu projeção aos cantores, a apresentação na Festa de Peão de Barretos tornou-os muito requisitados. Eles já fizeram uma turnê internacional nos Estados Unidos, sendo sucesso entre as comunidades brasileiras. Relber & Allan se apresentarão na Expoleo 2019 no dia 13 de julho, sábado.


Pagode
O estilo musical 'pagode' também marcará presença do palco da Expoleo 2019, com a apresentação de uma revelação: o cantor e compositor Vitinho. O seu talento está registrado no repertório de outros artistas que gravaram suas composições, entre eles, o grupo Exaltasamba, Sociedade do Samba, Sam Alves e Pedro Lima (The Voice Brasil), entre outros. O show de Vitinho acontecerá no dia 12 de julho, sexta-feira.



Gospel
O Show Gospel é uma das atrações sugeridas há muitos anos na programação da Exposição Agropecuária de Leopoldina. Com o crescimento das produções de lindas canções de louvação a Deus, os shows atraem multidões. No dia 08 de julho, segunda feira, Michelly Mendonça e Banda Baruk farão suas apresentações.

Forró
Para quem gosta de arrastar o pé juntinho de seus pares, o forró é o ritmo certo. A Chaparral do Brasil desenvolve uma performance diferenciada, com sucessos nacionais e tradicionais do forró. O show acontecerá na quinta-feira, 11 de julho. Já no domingo, 14 de julho, Milito e Banda também deixará registrado o seu ritmo animado do forró.



Miss Expoleo
Miss Expoleo é um concurso de beleza que sintetiza a genuína beleza das mulheres brasileiras. Faz parte das atrações da Expoleo, reunindo um grande público no parque de exposições para assistirem o desfile, que acontecerá no domingo, 07 de julho.
 
Show de Calouros
Reúne diversos talentos da região para concorrer a diversos prêmios, que totalizam R$1.800,00. Tem sido muito elogiado pelo público como uma forma de dar oportunidades a cantores, dançarinos, entre outros da região. Acontecerá na terça-feira, 09 de julho, às 20h00m.

Dança
O professor de dança, Dalcy, muito conhecido na região pelo seu trabalho, fará uma apresentação com suas dançarinas no sábado, 13 de julho.

CRONOGRAMA
Dia 06 (sábado): Show com Júnior & Gustavo + Dj Adriel
Dia 07 (domingo): Miss Expoleo + Dj Adriel
Dia 08 (segunda): Show Gospel com Michelly Mendonça e Banda Baruk
Dia 09 (terça): Show de Calouros
Horário: 20h00m
 
Dia 10 (quarta): Festival de Viola
Dia 11 (quinta): Show com Chaparral do Brasil + DJ Adriel
Dia 12 (sexta): Show com Luan Severo + Vitinho + Dj Adriel
Dia 13 (sábado): Apresentação 20 anos Prof. Dalcy Show + Show com Relber e Allan + DJ Adriel
Dia 14 (domingo): Show com Milito e Banda + Hálvaro & Rodriguez
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »