20/08/2014 às 14h06min - Atualizada em 20/08/2014 às 14h06min

As causas do alto número de acidentes de trânsito no ‘rodinho’

Thadeu da Silva Furtado
O rodinho tem sido palco frequente de acidentes.(João Gabriel Baía Meneghite )

Caso queiramos  compreender a causa dos acidentes que ultimamente vem ocorrendo no ”rodinho”,(Praça Francisco Pinheiro Corrêa de Lacerda ou Praça do V8) não precisamos ser  especialista em engenharia de tráfego.

Para tanto basta observar  atentamente e concluiremos que os mesmos devem-se unicamente ao excesso de veículos e pedestres que se dirigem ao mesmo ponto, provocando  um grande  estrangulamento no trânsito que, somado ao crescente números de veículos em circulação, causam perturbação, principalmente na hora de trânsito mais intenso.

Enumeramos os fatos  que entendemos ser  os causadores deste transtorno:

- Dois pontos de ônibus para diversos Distritos da cidade;

- Estacionamento do supermercado;

- Carga  e descarga do mesmo supermercado;

- Ponto de moto taxi;

- Entrada e saída do Grupo Escolar Ribeiro Junqueira;

- O único acesso à cidade para veículos oriundos do Distrito de Abaíba e Arraial dos Montes   faz-se pela Rua Dr. Custódio Junqueira, também afluindo ao “rodinho”.

Podemos ainda a tudo isto,  somar o fato de que a maioria das ruas que convergem neste ponto,  possuem mão dupla de direção com veículos, mesmo desobedecendo as placas, estacionando  nos dois sentidos.

Como sabemos que a mobilidade urbana, que tanto stress causa às pessoas, é um problema crônico em nosso país, chamamos atenção de todos para que exerçam sua cidadania, cobrando e colaborando com nossas autoridades, para que mais tarde não venhamos a lamentar o tempo perdido, pois como sabemos,  prevenir é melhor do que remediar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »