14/06/2019 às 08h02min - Atualizada em 14/06/2019 às 08h02min

Deputado Estadual Fernando Pacheco sugere pacto a favor do Hospital de Cataguases

O objetivo é organizar um comitê de mobilização e ajuda ao Hospital, que tem passado por uma grave crise financeira e institucional.

Antônio Trajano Vieira Cortez (*)
Lideranças e gestores de saúde da região em encontro com o deputado estadual Fernando Pacheco no Hospital de Cataguases
O deputado estadual Fernando Pacheco (PHS) manteve encontro com lideranças e gestores da área de saúde de Cataguases e região no dia 25 de maio, para apresentar a proposta de criação de um pacto a favor do Hospital de Cataguases (HC) e da saúde da região, envolvendo diversos segmentos da sociedade. O objetivo é organizar um comitê de mobilização e ajuda contando com o engajamento da população com a causa do hospital

Nos quatro primeiros meses de mandato na ALMG, o deputado Fernando Pacheco vem conseguindo atender importantes demandas para a saúde na região. Além de um contato direto com o secretário de Estado de Saúde, Fernando também já indicou emendas para o Hospital de Cataguases que somam R$ 2,3 milhões, veículos de saúde para o CISUM, entre outras ações.

O objetivo é organizar um comitê de mobilização e ajuda ao Hospital, que tem passado por uma grave crise financeira e institucional. No final de abril, o HC chegou a decretar a paralisação de alguns atendimentos devido ao grave subfinanciamento da instituição, afetando milhares de pessoas que dependem da assistência hospitalar.


Fernando Pacheco, ao centro de camisa clara, e lideranças da região.


Estiveram presentes no encontro o provedor do HC, José Roberto Furtado, além de representantes da Regional de Saúde de Leopoldina, do Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata (CISUM), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Regional Leopoldina (COSEMS), da Secretaria de Saúde de Cataguases e das prefeituras de Santana de Cataguases e Estrela Dalva, entre outras lideranças.

Para sensibilizar segmentos sociais, o deputado Fernando Pacheco se colocou como “um mobilizador social, compromissado com a região e com a cidade de Cataguases”. A iniciativa de criação do comitê foi bem recebida pela administração do HC, que estava representada pelo provedor da entidade, José Roberto Furtado. Para ele, “a atual situação do hospital requer o envolvimento de todos e este comitê pode ser uma grande ajuda para o nosso hospital”. O comitê será formalmente montado após reunião interna da diretoria do Hospital de Cataguases, que deliberará sobre a proposta apresentada.

Um dos pontos abordados pelo deputado Fernando Pacheco é a necessidade de envolver a população com a causa do hospital. Presente na reunião, a prefeita de Santana de Cataguases e ex-presidente do CISUM, Maria Jucélia Baesso Procaci, destacou a importância de se envolver os cidadãos, além de empresários e Organizações não Governamentais, ressaltando que a medida já surte efeito em alguns locais de Minas Gerais.

Como primeiro passo, foi solicitado que a equipe do Hospital de Cataguases apresente um plano de recuperação e um detalhamento das prioridades, que serão analisadas pelo próprio comitê. O aumento na demanda por atendimentos no HC ajudam a explicar a situação da entidade, segundo o gerente da regional, Renan Guimarães. Ele explicou que a GRS realizou estudo e constatou que “após a entrada do Hospital de Cataguases na Rede de Urgência e Emergência, notou-se um substancial aumento na demanda”. Para ele, é fundamental que toda a microrregião participe da solução dos problemas.

Nos quatro primeiros meses de mandato na ALMG, o deputado Fernando Pacheco vem conseguindo atender importantes demandas para a saúde na região. Além de um contato direto com o secretário de Estado de Saúde, Fernando também já indicou emendas para o Hospital de Cataguases que somam R$ 2,3 milhões, veículos de saúde para o CISUM, entre outras ações. Apesar de ser o idealizador da proposta de criação do comitê, o deputado Fernando Pacheco afirmou que não participará do grupo. Ainda assim, é entusiasta da iniciativa que visa compartilhar decisões e acompanhar resultados de ações para o HC.

(*) Editor Responsável pelo Jornal Atual


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »