27/06/2019 às 16h17min - Atualizada em 27/06/2019 às 16h17min

Festival de Viola de Piacatuba terá oficinas criativas para crianças e adolescentes

Além de shows, o concurso de viola e o roteiro gastronômico, uma programação cultural e pedagógica com oficinas gratuitas para crianças e adolescentes

Fernanda Espíndola (*)
As professoras Berê Sales (E), Elma Nogueira e Bruna Campana (D) irão ministrar a oficina de Flauta Doce
Entre os dias 24 e 28 de julho, o pequeno distrito de Piacatuba, localizado no coração da zona da mata mineira, mais uma vez se transformará na capital da moda de viola. Durante cinco dias, a 16ª edição do Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia promete repetir o sucesso dos anos anteriores e apresentará ao público, além de grandes shows e o tradicional concurso de viola, um variado roteiro gastronômico e uma programação cultural e pedagógica que inclui oficinas gratuitas para crianças e adolescentes. 


 
Com o objetivo de perceber a memória e história de Piacatuba através de histórias contadas pelos mais antigos, a oficina Janelas da Memória: oficina audiovisual, ministrada pelo historiador Iano Almeida Oliveira, câmeras compactas e as redes sociais, criando imagens sobre o lugar e, propõe um diálogo intergeracional com a juventude participante. “Nesta oficina, a imagem fotográfica será percebida como uma linguagem contemporânea passível de análise e prática, com mecanismos que estão à disposição comum, como os smartphones, em seguida, realizando exposição física e digital do material produzido”, explica Iano.


 
Ministrada e idealizada por três professoras do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado: Berê Sales, Bruna Campana e Elma Nogueira, a oficina Possibilidades sonoras com o instrumento Flauta Doce é outro atrativo do programa cultural do Festival. A ideia é despertar o interesse pela música através de uma experiência lúdica com a flauta doce. “A iniciação musical não precisa ser exclusivamente através das notas. Ela pode ser experimentada de forma lúdica, na apreciação e no reconhecimento de diferentes ritmos e sons”, explica Elma Nogueira. “Desta forma, o objetivo é apresentar a flauta doce como um instrumento de musicalização, de desenvolvimento da percepção auditiva, da imaginação, da coordenação motora, da memorização e de inúmeras possibilidades de ritmos e de sons que o instrumento oferece”, completa Bruna Campana. A oficina é destinada a crianças de 7 a 10 anos e de acordo com Berê Sales, o desafio é dar às crianças condições de produzir música no final da oficina. “Esse é o objetivo: despertar na criança a musicalização, dando a ela condições de produzir música através de um aprendizado que envolve perceber, sentir e experimentar os sons da flauta doce.”
 
A oficina do Corpo-Academia Fitness, ministrada pelo professor de Educação Física Juan Sales, promete muita diversão entre crianças e adolescentes. Com o foco no desenvolvimento de habilidades físicas e motoras, bem como a socialização, a oficina promoverá também atividades lúdicas e radicais, como parede de escalada e slackline.
 
Cozinhar com as crianças é sempre uma delícia! Através de receitas simples e práticas, as oficinas Que Quitutes, com Ana Paula Mendonça; e Brincando de Comidinha, com Marília Braga, são ótimas opções para descobertas culinárias e permitem aos pequenos desenvolver experiências sensoriais muito ricas, à medida que experimentam texturas, apreciam aromas e desfrutam sabores variados. Além de tudo isso, nada melhor que tomar gosto por um cardápio saudável e variado que botando a mão na massa!
 
Para as adolescentes, a oficina de Automaquiagem, com Marina Possani, é a oportunidade de descobrir os segredinhos de um look incrível, usando os seus próprios produtos e habilidades. Nesse encontro, elas vão aprender desde o básico da maquiagem até dicas mais elaboradas como: quais as cores que combinam os pincéis e seus efeitos e muitos outros truques para realçar os pontos fortes da beleza.
 
Para quem busca despertar o autoconhecimento e a sintonia entre mente e corpo, a dica é a Oficina Prática de Yoga, técnica milenar que busca o equilíbrio corpo-mente através de posturas, exercícios respiratórios e meditação. Ministrada por Daniele Furlani, a oficina é aberta a todas as idades e será ministrada no Casarão do Bronze ( leve uma canga ou tapete).
 
Programação: Oficinas e cursos
24 de Julho - Quarta-Feira
Janelas da Memória:oficina audiovisual
Iano Almeida de Oliveira
Público alvo: estudantes adolescentes (14 a 17 anos)
Horário: 13 horas
Local: E.E. Pompilio Guimarães
Que Quitutes!!!
 
Ana Paula Pereira de Araujo Mendonça
Público alvo: adolescentes 
Horário: 14 horas
Local: E.E. Pompílio Guimarães
25 de Julho - Quinta-Feira
Possibilidades sonoras com o instrumento Flauta Doce
Equipe do Conservatório de Música Lia Salgado
Público alvo: a partir de 7 anos (trazer uma garrafa pet de 200 mg)
Horário: 9 horas
Local: E.E. Pompilio Guimarães
Janelas da Memória: oficina audiovisual
Iano Almeida de Oliveira
Público alvo: estudantes adolescentes
Horário: 13 horas
Local: E.E. Pompilio Guimarães
 
Que Quitutes!!
Ana Paula Pereira de Araujo Mendonça
Público alvo : adolescentes 
Horário: 14 horas
Local: E.E. Pompílio Guimarães
 
26 de Julho - Sexta-Feira
Possibilidades sonoras com o instrumento Flauta Doce
Equipe do Conservatório de Música Lia Salgado
Público alvo: a partir de 7 anos (trazer uma garrafa pet de 200 mg)
Horário: 9 horas
Local: E.E. Pompilio Guimarães
 
Workshop de automaquiagem “Divino Maque”
Marina Possani
Público alvo: adolescentes da E.E. Pompilio Guimarães
Horário: 14 horas
Local: E.E. Pompilio Guimarães
 
Que Quitutes!!
Ana Paula Pereira de Araujo Mendonça
Público alvo : adolescentes 
Horário: 14 horas
Local: E.E. Pompílio Guimarães
27 de Julho – Sábado
Exposição da oficina Janelas da Memória
Dos jovens da escola ministrada por Iano Almeida de Oliveira
 
Oficina do Corpo- Academia Fitness
Juan Sales
Público alvo: crianças e adolescentes 
Horário: 10 horas
Local: Praça Santa Cruz
 
Brincando de comidinha
Marília Braga
Público alvo: crianças até 6 anos 
Horário: 11 horas
Local: Espaço do Bronze, Rua das Pedras, 41
 
Oficina prática de Yoga
Daniele Furlani
Público: livre
Horário: 10h às 11:30h
Local: Casarão do Bronze ( Leve uma canga ou tapete)
Objetivos: A prática de yoga busca o equilíbrio corpo-mente através de posturas, exercícios respiratórios e meditação.
 
Produzido por Maria Lúcia Braga, o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia é patrocinado pela Energisa e pelo Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem apoios da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Unimed, Sol e Neve, Academia Top Fit, Molé Fotografia e Prefeitura Municipal de Leopoldina.
 
(*) Assessoria de Imprensa do Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »