01/07/2019 às 19h49min - Atualizada em 01/07/2019 às 19h49min

Bombeiros resgatam bicho-preguiça na BR-116 em Leopoldina

Animal foi visto às margens da rodovia com risco de ser atropelado. Bombeiro alerta que ocorrências têm aumentado por causa dos incêndios na vegetação

Cristiane Silva – Estado de Minas
Bicho-preguiça estava às margens de uma estrada (foto Corpo de BombeirosDivulgação
Um bicho-preguiça foi resgatado às margens da BR-116 em Leopoldina, na Zona da Mata. O animal foi flagrado por um morador do Bairro Quinta da Residência nesse domingo e ele chamou o Corpo de Bombeiros para retirá-lo, já que havia o risco de atropelamento. Segundo a corporação, o bicho-preguiça foi localizado nas proximidades de uma empresa e depois foi devolvido ao seu habitat. 
 

O sargento Franco, do Corpo de Bombeiros, informou que as queimadas destroem a vegetação nativa, moradia desses animais. Por conta disso, o índice de resgate de espécimes e também de ocorrências com animais peçonhentos tem aumentado na região. 
 
Em Minas Gerais, o tempo seco e a ação humana contribuem para o aumento do número de queimadas entre os meses de junho em agosto. No mês passado, a reportagem do Estado de Minas mostrou que até 22 de junho, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já havia detectado, via satélite, 197 focos ativos (incêndios de qualquer natureza e intensidade) em Minas Gerais – o maior índice entre todos os meses de 2019 até aqui, apesar de faltar mais de uma semana para o fim do mês. No ano, são 805, mais da metade do total registrado em toda a Região Sudeste. 

A série histórica levantada pelo Inpe mostra o quanto os números desse tipo de ocorrência disparam durante essa estação do ano: nos últimos 20 anos, ocorreram, em média, mais de 5,6 mil queimadas entre junho e setembro, quando acontecem o solstício e equinócio do inverno. 


 
Após o resgate, bicho-preguiça foi deixado em seu habita
t  ((foto Corpo de BombeirosDivulgação)

Fonte> Jornal Estado de Minas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »