07/07/2019 às 16h18min - Atualizada em 07/07/2019 às 16h18min

Homenagens marcam inauguração da 83ª Exposição Agropecuária de Leopoldina.

Evento mostra potencialidade econômica que movimenta hotéis, bares, restaurantes e o comércio, com grande número de produtores, criadores, expositores e turistas.

João Gabriel B. Meneghite
O desfile de carros de bois pelas ruas do centro anunciava a inauguração da 83ª Exposição Agropecuária de Leopoldina, cuja abertura oficial aconteceu na manhã deste domingo, 07 de julho. (clique aqui para ver)

Após o lindo cortejo dos animais, houve uma solenidade com as presenças de diversos representantes da sociedade, que assistiram as homenagens feitas pelo Presidente da Cooperativa Agropecuária da Região Leste de Minas Gerais, Pedro Augusto Junqueira Ferraz.

Em seu discurso, ele falou sobre as dificuldades que sua diretoria enfrentou para a manutenção da 83ª Exposição Agropecuária de Leopoldina, agradecendo a todos os parceiros que ajudaram e uniram esforços para a sua realização. Também comentou sobre a sua potencialidade econômica, que movimenta os hotéis, bares, restaurantes e o comércio de forma geral, com grande número de produtores, criadores, expositores e turistas que participam do evento.

Ele finalizou o seu discurso dizendo que no interior brasileiro a população segue trabalhando com firmeza para colocar Minas Gerais e o Brasil no lugar de destaque. “Com muito entusiasmo, celebrando o trabalho e esperança, inauguramos a exposição de Leopoldina”.

Pedro Augusto Junqueira Ferraz, presidente da Coopleste.

O ex-presidente da Coopleste, Ronaldo Junqueira Ferraz, foi homenageado pela atual diretoria, pelo empenho e dedicação em vários mandatos, onde pode realizar importantes obras como a construção do palco, tatersal de leilões, entre outros feitos. “Quero agradecer a Deus, aos meus companheiros que estiveram comigo durante a minha gestão e duas pessoas especiais ajudaram muito a exposição e Leopoldina, que foi o então Ministro Márcio Fortes e José Augusto de Castro”, comentou Ronaldo.
Margô Viveiros entregando a homenagem ao senhor Ronaldo, com quem trabalhou durante a sua gestão. 

Outro homenageado foi o senhor Pedro Luis Dias de Aguiar, único integrante vivo do ‘Projeto Brasil 14mil’, cavalgada que ficou marcada na história e registrada no livro dos recordes como prova de resistência e esforços – foram quatorze mil quilômetros percorridos pelos cavaleiros, que passaram por Leopoldina em 05 de maio de 1993, descansando no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, onde deixaram uma placa registrando a passagem pela cidade. “Fico muito emocionado em retornar à Leopoldina depois de 26 anos. Foi um dos lugares que marcou, pois fomos muito bem recebidos. Quero agradecer em nome de meus companheiros, que hoje estão cavalgando lá em cima”, comentou.
Pedro Augusto e sua esposa Márcia Ananias, juntamente com o homenageado Pedro Luis e o diretor da Coopleste Jaci Toledo.

O empresário e agropecuarista Luiz Claudio Bastos Moura foi agraciado com a ‘Comenda Mérito Rural’, em reconhecimento a contribuição que presta juntamente com a sua família ao setor, por meio de seu criterioso trabalho e melhoramento genético na Fazenda São José, localizada no município de Volta Grande, Minas Gerais, onde cria gado da raça girolando com alta lactação.
Pedro Augusto entregando a homenagem a Cláudio Moura.

O prefixo ‘SJ Lalur’ é referência na criação de animais de alta qualidade e tem conquistado muitos títulos e recordes nos principais concursos leiteiros do país. Um exemplo foi à conquista recente como produtor revelação do Mega Leite, renomado concurso leiteiro nacional.

Em seu pronunciamento, Cláudio recordou que há 20 anos iniciou os trabalhos na Fazenda São José, dando continuidade ao trabalho desenvolvido por Antônio Ribeiro dos Reis, que conquistou o título de grande campeão dos concursos leiteiros da exposição de Leopoldina em 1942 e 1943.

De 1967 a 1997 a Fazenda São José foi administrada pelo senhor José Antônio Resende Reis, filho de Antônio Ribeiro dos Reis pai de Carla Moura, esposa do agraciado, que contou a história da tradição familiar na produção de leite, iniciada na década de 1940.

Sobre a homenagem, disse estar orgulhoso, pois demonstra que alcançaram parte dos objetivos, mas que vê aumentada a responsabilidade de continuar os desafios deste trabalho.



Por fim, houve o hasteamento das bandeiras ao som da Banda Musical Princesa Leopoldina.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »